Portal de Eventos da ULBRA., V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR

Tamanho da fonte: 
Fogão à Luz Solar
Eduardo Carissimi, Maria Eduarda Ellwanger, Carolayne Eloiza Glaser, Juliana Hintz, Laura Dummer de Souza, Daniela Machado de Oliveira

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


A luz solar é uma fonte de energia sustentável, e pode ser utilizada em dispositivos de baixo custo, construídos a partir de materiais recicláveis. O uso de fontes de “energia limpa” pode contribuir para reduzir o efeito das atividades humanas no ambiente como, por exemplo, na emissão de gases estufa e agravamento do aquecimento global. O objetivo deste trabalho é montar um forno caseiro, que funcionará com a luz solar, analisando o quão viável este equipamento possa ser para uso doméstico. Através do uso de materiais recicláveis, como caixas de papelão, jornais, sacolas e etc., elaboramos a montagem do forno. Simplificadamente, em uma caixa de papelão, forrada com jornais e sacolas plásticas, foi encaixada uma tampa vazada, preenchida com papel celofane. Internamente, foi montado um sistema com uma lata grande de metal, pintada de preto e revestida com papel alumínio, para melhor absorção dos raios solares, e consequentemente, maior aquecimento. Os experimentos de cozimento foram realizados com massa para pão de queijo e suspiro. Todos os testes foram conduzidos durante o inverno de 2017 em Candelária – RS, no período entre o final da manhã e início da tarde. Após 4 horas de exposição à luz solar, sem bloqueios de luminosidade, foi possível observar o cozimento das massas de pão de queijo e suspiro. A temperatura interna manteve-se, em média, 10°C acima da temperatura ambiente. Observamos, por exemplo, uma T=40°C internamente, enquanto a temperatura ambiente era de 25°C. Concluímos que é possível montar um forno cujo aquecimento funcione à base da energia solar. Todos os materiais utilizados foram cozidos nos testes, mesmo durante o inverno, em que a incidência dos raios solares é menor que no verão. Verificamos, também, que os alimentos não queimaram e não grudaram no forno. A construção do forno é relativamente simples e de baixo custo, sendo utilizados materiais que seriam descartados, normalmente.

 

Descritores: energia solar, sustentabilidade, materiais recicláveis.

 

VANTAGENS/BENEFÍCIOS

- Limpo e saudável: energia solar é renovável e sem poluentes;

- Barato: pode cobrir de 60 a 70% da energia;

- Simples e rápido;

- A comida não queima e não gruda;

 

PÃO DE QUEIJO

-Temperatura interna: 40º

- Temperatura externa: 25º

*OBS: Levando em consideração, que o fogão ficou exposto das 9 horas e 30 minutos até 13 horas e 30 minutos, ou seja, 4 horas exposto ao sol, no período do meio dia, onde a incidência de raios solares é maior e sem nenhuma interferência.


Palavras-chave


Luz solar; fogão; sustentabilidade

Texto completo: PÔSTER