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MEMES E EDUCAÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE
Gelson Alexandre Mello, Juliana Ribeiro Vargas

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Estudo qualitativo, elaborado frente aos aportes teóricos dos Estudos Culturais em Educação, em perspectiva pós-estruturalista e dos Estudos de Juventude. É perceptível que, com o passar do tempo, houve uma queda significativa no rendimento escolar. Pode-se pensar que muitos dos métodos utilizados em sala de aula, na atualidade, se tornaram obsoletos devido ao avanço das tecnologias de comunicação e informação (TIC’s). Conforme Vargas (2015) o uso das tecnologias de informação e comunicação contemporâneos não têm sido contemplado no planejamento pedagógico de nossas redes de ensino, apesar de estarem constantemente presentes nas salas de aula. Vale referir que a partir dos aparelhos de celular os estudantes conectam-se à web, fazem fotografias, vídeos e acessam as redes sociais, mesmo em sala de aula. A partir de tais inferências pesquisamos o uso de "memes" como forma de apresentação de determinados temas, de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo principal estava em compreender a operacionalidade dos “memes” como pedagogia cultural e sua inserção em um grupo de jovens estudantes do Ensino Médio. Caracterizados por apresentarem imagens legendadas ou vídeos que dissipam pela internet rapidamente, os memes são apontados por pesquisadores como um novo gênero textual da era digital. Assim como aponta o professor Viktor Chagas (LOPES, 2017, s/p), “Originalmente falando, o conceito de meme está relacionado a uma ideia ou fenômeno cultural que persiste através do tempo. Quando levado para a internet, ele acaba se tornando um fenômeno efêmero”. Apesar de ainda existir pouco conhecimento sobre esse universo, é inegável que ele se popularizou entre adolescentes, jovens e até mesmo adultos. Portanto, um dos objetivos dessa pesquisa é analisar como o humor pode ser utilizado como pedagogia cultural, ensinando determinados conteúdos, valores e  práticas sociais e ainda, como ferramenta de ensino. Compreendemos que as pedagogias culturais operam sobre “na disseminação de práticas e condutas, enfim, no delineamento de formas de ser e viver na contemporaneidade” Andrade e Costa (2017, p.61). Como metodologia de pesquisa, foram levantados da web “memes” que tematizavam conteúdos de disciplinas obrigatórias para o Ensino Médio e elaboramos um questionário, para que alunos de uma turma de Ensino Médio de uma escola de Canoas, (RS) respondessem. Após análise das respostas dadas, percebemos que os temas abordados pelos “memes” foram compreendidos pela maioria dos alunos. Também verificamos que muitos estudantes acreditam que o uso de humor integrado a matéria pode sim auxiliá-los na fixação do conteúdo, porém também se aponta que para obter esse resultado favorável, é necessário que o professor já tenha antes explicado essa matéria. Outro ponto a ser relatado é que há um certo “desequilíbrio” na quantidade de “memes” relacionados a determinados conteúdos, prevalecendo as apresentações de assuntos ligados à disciplina de História e Literatura.

Palavras-chave


Memes, educação, método, ferramentas

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