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ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: JOGOS ELETRÔNICOS
Guilherme Soares Rodrigues, Leticia Azambuja Lopes, Paulo Tadeus Campos Lopes

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


A inserção de tecnologias na educação sempre foi um desafio, contudo não há como omitir sua importância nas escolas, visto que tornou-se algo bastante recorrente em nossas vidas. Através de ferramentas tecnológicas, os professores conseguem trazer novas metodologias de ensino com objetivo de auxiliar os alunos em sala de aula, principalmente na área de Ciências naturais. Este artigo tem como objetivo propor alguns métodos de ensino de Ciências naturais através de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) tais como os jogos eletrônicos. Diante de um cenário onde as informações são acessadas de modo rápido e em qualquer lugar os jovens se tornam capazes de processar e aprender de muitas maneiras com o conhecimento adquirido através dos aparelhos eletrônicos. Esta pesquisa tem caráter descritivo onde os dados coletados serão descritos e analisados, com a finalidade de contribuir de forma teórica e apresentar práticas capazes de auxiliar na aprendizagem, conferindo os dados a partir de um levantamento bibliográfico. A partir dos dados coletados foi feito uma listagem a fim de encontrar qual área científica o jogo melhor se identifica para o ensino de Ciências. Ao fazer a análise dos jogos foi possível perceber que alguns deles possuem certas semelhanças com algumas áreas da Ciências da natureza e que utilizam de conceitos científicos como base para seu desenvolvimento. Os jogos analisados foram: The Last of us com a possibilidade de explorar a parte biológica verificando os conceitos nele empregados, como por exemplo, parasitologia, anatomia, diferenças entre epidemia e pandemia. Sim City aborda questões de sustentabilidade, uma vez, o jogo permite elaborar e construir cidades sustentáveis. Minecraft principalmente sua versão, Minecraft Education Edition, tem diversas possibilidades, entre elas podemos citar Física, fazendo uma relação entre gravidade, força e cinemática; Química, transformação da matéria, estequiometria, entre outros conceitos científicos. Existem diversos meios para aplicar os conceitos científicos através de elementos da cultura digital, a partir da elaboração deste trabalho conclui-se que é possível a utilização dos jogos eletrônicos para auxiliar no ensino de Ciências.


Palavras-chave


TDIC, Jogos Eletrônicos, Ensino de Ciências

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