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Onde termina o uso recreativo e inicia a dependência de jogos eletrônicos: uma revisão da literatura
Matheus Kereski Gonçalves, Luciana Shermann Azambuja

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


Os videogames ganharam destaque desde os anos 70 e com a popularização da internet, originaram-se diversos relatos de que jovens vem exagerando nos jogos fazendo com que em muitas vezes o uso deixe de ser recreativo. Esta pesquisa objetiva investigar por meio da literatura, quando o uso de jogos eletrônicos é caracterizado como uma atividade recreativa e quando começa a ser considerado uma dependência. Foi realizada uma revisão na literatura na qual foram selecionados artigos científicos relacionados ao tema. Os resultados apontam que os jogos eletrônicos são a atividade de lazer mais praticada pelos adolescentes e por proporcionar um ambiente seguro e controlado permitem uma fuga da realidade para evitação dos problemas sociais. Concluindo o uso abusivo dos jogos eletrônicos está associado a diversas comorbidades, interferindo de forma significativa na vida social, familiar, acadêmica e afetiva do sujeito, sendo que os adolescentes são os mais vulneráveis a desenvolver uma dependência.

Palavras-chave


Jogos Eletrônicos; Dependência; Adolescentes.