Portal de Eventos da ULBRA., XX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM ESCOLAS
Matheus Kereski Gonçalves, Marisa Beatriz Leonetti Marantes Sanchez

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


Este trabalho de intervenção teve como objetivo a realização de atividades que possibilitassem uma reflexão e motivação por parte dos alunos da Escola Cruz de Malta de Charqueadas que cursavam o terceiro modulo do Ensino Médio na modalidade EJA que demonstraram interesse em participar a fim de pensar sobre um futuro profissional, bem como identificar qual é a concepção que esses jovens possuem a respeito do tema trabalho. Com esta atividade buscamos proporcionar aos alunos atividades que estimulassem o autoconhecimento e a informação profissional. Foram realizados dois encontros com duração de um período, com 17 alunos do EJA, da Escola Cruz de Malta do município de Charqueadas, sendo que no primeiro dia foi aplicada uma dinâmica quebra gelo e o inventario Angelini, no segundo encontro os alunos receberam os resultados referentes aos testes administrados. Através desta atividade pode se observar que apesar d grande interesse em cursar uma graduação, pouco foi falado sobre s meios de ingresso, mas Universidades, expressando certa carência de informações pó parte dos alunos a respeito dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio. Metade da turma o resultado do inventario Angelini foi para as áreas sociais, o segundo para ciências físicas e restantes dividido entre as demais áreas: Biológicas, cálculo, persuasão, burocracia, Literatura, Arte e Música.


Palavras-chave


Adolescentes; Escola; Escolha Profissional