Portal de Eventos da ULBRA., XX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
DISLEXIA E AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Bruno da Silva Carneiro, Eleni Fatima Cattani, Jeferson Souza de Abreu, Juliane Schultz Cardoso, Vanessa Gabriele Vencato Barbieri, Luciana Schermann Azambuja, Luciene Lima dos Santos Garay

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


A Dislexia do desenvolvimento é uma perturbação de base biológica, se caracteriza por dificuldades na leitura correta e/ou fluente de palavras e por habilidades de soletração e decodificações pobres, além disso,outras habilidades cognitivas, como interpretação, compreensão e também funções executivas podem ser prejudicadas.O objetivo deste trabalho foi investigar sobre aavaliação neuropsicológicapara a dislexia.Metodologia utilizada neste estudo foi pesquisa bibliográfica, de artigos científicos e trabalhos acadêmicos recuperados através de descritores em base de dados.O exame neuropsicológico tem o objetivo de determinar e identificar as áreas comprometidas, as quais deverão ser alvo de intervenção. Com os avanços da neurociência cognitiva é possível compreender os aspectos neurológicos e cognitivos que produzem os padrões comportamentais encontrados na dislexia. Para a avaliação neuropsicológica da dislexia são examinadas as habilidades de linguagem oral, de escrita, de leitura e da matemática, além das habilidades cognitivas e de funções executivas. A correta avaliação da dislexia deverá ser realizada por uma equipe multidisciplinar, a fim de definir o nível e classificação que cada paciente se enquadra, com o uso de testes quantitativos normatizados e qualitativos que incluem entrevistas e questionários, um dos testes utilizados para diagnosticar a dislexia é o Wisc IV. Outros testes também são aplicados como Teste GestalticoVisomotor de Bender, Teste de Cancelamento, Bateria Luria Nedraska, Teste de Trilhas, Teste de Wisconsin. O estudo evidenciou, a existência de variados testes, que visam diagnosticar e avaliar a dislexia. O teste Wisc aparece na literatura como sendo o teste mais empregado na identificação da dislexia. A avaliação neuropsicológica é fundamental para que se identifique em quais áreas encontram-se os déficits mais significativos no paciente para correta intervenção possa ser realizada na busca de corrigir dificuldades de aprendizagem e exacerbar os potenciais do indivíduo.


Palavras-chave


Dislexia, Avaliação Neuropsicológica, Testes, Dislexia do Desenvolvimento