Portal de Eventos da ULBRA., XX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO NA FORMA DE CONCEPÇÃO DA REALIDADE
William Oliveira Sant'Ana, Jose Filipe de Quadros Nunes

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


O presente artigo trata-se da prática de estágio curricular do curso de Pedagogia do campus ULBRA da cidade de Guaíba trazendo as contribuições do acadêmico para a turma somado ao desenvolvimento da turma na realização do mesmo. Dito isso, as vivências obtidas – separadas em etapas de observação, planejamento e execução – pautaram-se em falas como as de Freire (1982, p.78) que nos diz que “o educador já não é apenas o que educa, mas o que, educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa” e trataram de demonstrar um olhar mais holístico sobre escola, trabalhando posicionamentos metódico-pedagógicos que visaram essencialmente, a promoção de espaços educativos situados em uma atmosfera preocupada não somente com os números, resultados e avaliações cognitivas, mas que também fosse um espaço marcado pelo diálogo sincero, o respeito, o afeto e que projetasse seus fazeres não exclusivamente para o mercado de trabalho, mas que fosse além e construísse junto aos educandos a consciência de que existem diversas formas de inteligência (aplicabilidade dos conceitos na vida cotidiana), que somos parte da natureza e de que precisamos cuidá-la, que somos todos diferentes uns dos outros e que o respeito deve ser o alicerce para todas as formas de interação humana.