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ANÁLISE ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA, PERSPECTIVA PSICODINÂMICA DO CICLO VITAL
Jeferson Souza de Abreu, Jessica Ferreira da Silva, Leonardo Romeira Salati, Elisabete B. Maldaner

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


O ciclo vital é composto de várias etapas e múltiplos são os contextos que envolvem o desenvolvimento humano. Visto a importância dessa compreensão, buscou-se através deste estudo investigar os aspectos relacionados à infância, pois fenômenos decorrentes nessa fase podem repercutir mais à frente, na vida adulta. Este trabalho foi elaborado através do delineamento qualitativo e a análise dos resultados feitos mediante uma revisão bibliográfica sob o viés da psicanálise, analisamos também o desenvolvimento cognitivo segundo a teoria de Piaget e o desenvolvimento físico e da linguagem. Participaram do estudo uma criança do sexo masculino de 6 anos e 9 meses de idade e sua mãe. Como instrumentos utilizaram-se uma entrevista semiestruturada (anamnese) e observação assistemática. Os participantes foram submetidos ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Termo de Assentimento Livre Esclarecido (TALE). De forma geral, o desenvolvimento físico e linguagem do participante, mostraram-se apropriados se comparado com a teoria, apresentando particularidades características da idade. Sobre o desenvolvimento cognitivo, identificou-se que o participante encontra-se no estágio pré-operacional, apresentando pormenores da fase seguinte, operatório concreto. Analisando o desenvolvimento psicossexual da criança pode-se observar que permanecem algumas características do estágio oral. A preferência em socializar com pessoas do mesmo sexo, percebidos durante as observações, caracterizam o período de latência. Em relação ao apego, pode-se predizer como seguro, identificado pela relação afetiva entre mãe e filho e pela forma protetora de ser, transmitida pela genitora. Através da verbalização da mãe, percebeu-se a satisfação em relação ao período em que amamentou o filho, com isso se supõe que teve um holding eficaz, estabelecendo sustentação ao desenvolvimento da criança e suporte para adaptar-se ao período transicional. Sobre o brincar, considerando uma conquista no desenvolvimento emocional o participante mostra-se ativo e procura liderar em grupos em que se encontra, mostrando-se a frente dos mesmos. Conclui-se, portanto, que o participante apresentou traços de diversas teorias do desenvolvimento e que está desenvolvendo – se físico e psicologicamente de forma saudável.


Palavras-chave


ciclo vital; psicanálise; desenvolvimento infantil

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