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ESPORTE: TÊNIS – UMA OPÇÃO PARA A APLICAÇÃO ESCOLAR
yuri chagas de souza, Eraldo manganelli, Luciano Leal Loureuro

Última alteração: 04-04-2018

Resumo


RESUMO

Pensando na realidade das aulas de educação física escolar, e na falta de atividades atrativas que envolvam o “rebater” imaginou-se a ideia de aplicar aulas de tênis em ambientes adaptados no ginásio da escola, podendo assim, estimular o desenvolvimento dessa habilidade motora bem como apresentar para os alunos um esporte que não faz parte do seu universo cotidiano. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo promover o tênis na realidade escolar por meio de jogos em ambiente adaptado, para alunos de 9° ano com idades entre 14 e 16 anos das aulas do O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na escola Arlindo Stringhini, dentro de um cronograma de 8 aulas. Para execução do projeto, em um primeiro momento, realizaram-se observações em relação ao desempenho da rebatida, onde ficou evidente a dificuldade dos alunos em executar tal gesto motor. Após o período de observações, percebeu-se a necessidade de estimular o aprimoramento do gesto motor da rebatida, para que o desenvolvimento dos objetivos da aula fosse atingido. O trabalho foi realizado com uma adaptação ao jogo de tênis, para isso utilizou-se a quadras de vôlei e a de futsal, que foi dividida em duas, colocando redes improvisadas e montadas pelos alunos, as raquetes eram de madeira e estavam à disposição na escola e as bolas foram adaptadas, sendo confeccionadas de espuma o que as tornou mais leves do que as de tênis, o que aumentou o desafio, pois os alunos precisavam fazer mais força para executar a tarefa de rebater. As regras também foram adaptadas de acordo com o espaço disponível e para ser possível jogos em duplas e trios, regras essas discutidas e também criadas pelos próprios alunos durante as primeiras partidas e de acordo com as necessidades que iam aparecendo. Ao final do ciclo de aulas, ficou concluído que o interesse dos alunos pelo tênis ficou evidente. O entendimento das regras e nomenclaturas foi recebido sem problemas pelos estudantes, que na quarta aula já demonstravam conhecer seus significados e já os praticavam com aparente familiaridade. Ficou evidente a desenvolvimento da rebatida dos alunos e apreço pelo esporte. Sendo assim, temos o tênis como uma ferramenta que pode e deve ser utilizada por professores de Educação Física em suas aulas, pois desenvolve habilidade básicas, em especial a rebatida, o que não ocorre em esportes mais tradicionais como o Futsal, o Handebol e o Basquetebol.



Palavras-chave


Tênis, Escola, Educação Física, PIBID.

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