Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DO ENSINO DE ATLETISMO NA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CAMPUS GUAÍBA
Cyntia Fátima Pereira, Alexandre Kehl, Sabrina Camargo Aita, Michael Dutra da Rosa

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


A metodologia utilizada pelo professor de educação física é de extrema importância para a participação e interação dos acadêmicos. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Metodologia do Ensino de Educação Física, tendo como objetivo mostrar de que forma os métodos utilizados na disciplina de Atletismo da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba influenciam no aprendizado dos alunos. A metodologia utilizada para este trabalho foi um estudo de caso. Os principais métodos de ensino utilizados pelo professor de atletismo são: Método tradicional, onde o professor traz para a sala de aula um conjunto de informações e repassa para seus alunos que apenas escutam e em determinado tempo no decorrer da disciplina são aplicadas avaliações para ver o conhecimento adquirido por cada um e o Método parcial, onde o professor ensina as técnicas demostrando na prática para os alunos, que executam a tarefa uma vez  e aguardam sua vez na sequência do exercício observando os colegas, e procurando executar da melhor forma possível. Foi escolhido o atletismo por ser a base de todos os outros esportes e por ter uma origem na pré-história, onde o mais primitivo ser humano já utilizava de suas habilidades corporais para sua sobrevivência, como correr para caçar ou mesmo fugir de inimigos ou predadores, saltar sobre grandes obstáculos, lançar pedras e paus para se defender. Através dessas habilidades foram criadas as provas de atletismo como corridas de velocidade, saltos em distância e com vara, lançamentos de dardos, disco e martelo, com isso pode-se dizer que o atletismo já nasceu com o homem. Conclui-se que os métodos utilizados pelo professor são de grande eficácia para o aprendizado dos acadêmicos, pois como é necessário obter o conhecimento teórico e prático, deve-se utilizar de mais de um método de ensino para obter um melhor conhecimento sobre esta modalidade, que talvez seja a mais importante e necessária para o ensino de todos os outros esportes. O professor também consegue transmitir para os acadêmicos os fundamentos e a necessidade do ensino do atletismo desde os primeiros anos da escola, para que desde cedo seja desenvolvida as habilidades básicas para qualquer prática esportiva, contribuindo para recuperação dessa modalidade como um conteúdo importante a ser trabalhado nas aulas de educação física.


Palavras-chave


Metodologia de ensino; Atletismo; Estudo de Caso;

Texto completo: PDF