Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Análise psicodinâmica e observação assistemática do desenvolvimento infantil
Eduarda Corgo Dias, Léo Pinheiro Rodrigues, Tiago Rocha Ribeiro, Elisabete Beatriz Maldaner

Última alteração: 19-06-2018

Resumo


O presente trabalho possui delineamento de natureza qualitativa e teve como objetivo o estudo das fases do desenvolvimento infantil, possibilitando relacionar o conteúdo visto na disciplina de Ciclo Vital do curso de psicologia com a prática. Para atingir este objetivo o grupo utilizou-se de revisão bibliográfica das teorias: psicossexual de Sigmund Freud, teoria do Apego de John Bowlby, teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, teoria Winnicottiana e teoria da psicanalista infantil Margareth Mahler. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram uma criança de seis anos de idade, do sexo masculino, e a mãe dele. Os instrumentos utilizados para o entendimento do desenvolvimento da criança descrita foram: entrevista de anamnese semiestruturada, abordando os principais aspectos do desenvolvimento dos anos iniciais da criança: como a gestação, amamentação, sono, motricidade, relação com outras crianças, entre outras perguntas consideradas fundamentais para o estudo em questão; e duas observações assistemáticas com tempo pré-determinado pelo grupo, do cotidiano da criança, sendo uma observação dela interagindo sozinha e outra da mesma brincando no intervalo da escola. Para os resultados obtidos pelo grupo, as observações realizadas foram estudadas junto às respostas obtidas na ficha de anamnese e a partir disso foram desenvolvidas as análises do desenvolvimento físico, intelectual, social e afetivo da criança, à luz da psicanálise. Com a análise do desenvolvimento infantil realizada, pudemos concluir que as observações relatadas em vários aspectos condiziam com aquilo que foi respondido pela mãe da criança na ficha de anamnese. Bem como houveram pequenas divergências entre o que foi observado e o que foi relatado, mas algo considerado normal frente à ideia de que estamos lidando com sujeitos diferentes. Concluímos também que o estudo do desenvolvimento infantil é essencial para compreensão do ser humano, assim como foi possível ver que há diferentes teorias que dão conta de tal estudo. O trabalho desenvolvido mostrou-se de importância fundamental quanto ao aprendizado dos alunos envolvidos no que diz respeito a temas como pesquisa e psicanálise do desenvolvimento infantil.


Palavras-chave


Revisão de literatura, desenvolvimento infantil, constituição do sujeito.

Texto completo: PDF