Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Jogos Cooperativos
Geandra Barbosa Rodrigues

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


Jogos Cooperativos.

Geandra Barbosa Rodriguesi Luciano Loureiroii

RESUMO

Para a realização das práticas do Estágio em Educação Física III, realizado na EMEF Ana Tomazia Ribeiro, situada na cidade de Camaquã,foi utilizada a prática dos jogos cooperativos, através de atividades pré desportivas. Através destes jogos é possível promover a união, o companheirismo, a ajuda mútua e a integração de todos, sem distinção de raça, cor ou credo, buscando sempre a valorização de todos. Proporcionam, além disso, momentos significativos de socialização das crianças. Durante os Jogos cooperativos todos aprendem buscando os mesmos objetivos. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos jogos cooperativos nas aulas de ed. Física, onde desenvolvem o espírito de equipe, o trabalho em grupo e a cooperação. Na prática de estágio em educação física III utilizei os jogos cooperativos como ferramenta, para que os alunos aprendam a conviver em grupo de forma saudável. A presente investigação foi feita através de estudos bibliográficos em livros e artigos científicos e jogos cooperativos durante as práticas.

Segundo Correia (2006.p.55) Cooperação refere-se ao envolvimento e a participação das crianças nos jogos, mostrando aumento da colaboração, da solidariedade, da amizade e do respeito entre eles. Os jogos cooperativos , ao permitirem os alunos uma nova forma de jogar, melhoram a interação social, levando-os a perceber a possibilidade de haver divertimento sem a competição a que estão acostumados.

Entendemos que a utilização dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física são de grande valor no processo  pedagógico, desenvolvendo aspectos como o aumento da auto-estima, confiança, respeito mútuo, comunicação, criatividade, alegria, entusiasmo. Acredito que a prática cooperativa deveria estar presente em todas escolas, proporcionando atividades de cooperação e integração no ambiente escolar, mostrando para os alunos que o importante é jogar com o outro, e não contra o outro.

Segundo Soler (2006,p.23), ‘’ Os jogos cooperativos são jogos em que os participantes jogam uns com os outros, em vez de um contra os outros. Joga-se para superar desafios. São jogos para compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos’’.

Concluindo, durante as práticas do estágio III,nota-se que os jogos estão servindo de grande importância nas aulas, pois percebe-se que os alunos estão conseguindo entender a importância de ajudar e cooperar com o outro.

 

Palavras chaves: Jogos cooperativos, Iniciação esportiva, Ed física

iI Acadêmica da disciplina estágio em educação física Ill do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba – Geandra Barbosa Rodrigues Mail: geandra.barbosa@gmail.com

ii

II Docente do curso de Educação Física da Universidade Luterana Do Brasil- Luciano Loureiro


Palavras-chave


Jogos cooperativos, Iniciação esportiva, Ed física

Texto completo: PDF