Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
A METODOLOGIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR, COM ACADÊMICOS, NUMA TURMA PILOTO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA/LICENCIATURAS – CAMPUS GUAÍBA.
Anderson Kubiaki, Camila Cabrera, Isabel Toilliier, William Ritter Fernandes, Ana Eleonora Sebrão Assis, Luciano Dornelles, Líbia Aquino

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


Este artigo origina-se das observações realizadas em aula, no Curso de Pedagogia, as conversas informais e reuniões do Curso, onde aparece a ocupação com a metodologia utilizada na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, bem como na formação de professores em nível médio. Tem como objetivo geral desenvolver Projeto Piloto, com turma de acadêmicos dos cursos de licenciaturas de Educação Física e Pedagogia ingressantes no primeiro semestre de 2016, utilizando-se para isso a metodologia interdisciplinar globalizada. A metodologia utilizada se alicerça na interdisciplinaridade e as ferramentas utilizadas serão a observação nos espaços educativos das redes públicas e privadas. É fundamental, a elaboração pelos acadêmicos, desde o primeiro semestre dos Cursos de licenciatura em Educação Física e Pedagogia, de projeto de extensão e de pesquisa, que terão sua culminância no trabalho de conclusão do curso. Quanto aos resultados finais, espera-se que se sintam habilitados para atuar junto às crianças da educação infantil e dos anos iniciais, bem como na formação de professores, em nível médio, utilizando de forma competente a interdisciplinaridade, necessária e fundamental, para a formação de sujeitos comprometidos com a sociedade local e globalizada em que se vive.


Palavras-chave


metodologia, interdisciplinar, ensino globalizado

Texto completo: PDF