Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
A COMPARAÇÃO DAS METODOLOGIAS CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA NAS DISCIPLINAS DE QUINTA-FEIRA À NOITE
Henrique Urban, Thaynara Schaun, Diego de Lucas, Vagner Goulart, vitor Pereira, Elton Rodrigues, Lucas Ribeiro, Luciano Dornelles

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


A Metodologia do ensino é a forma de ministrar a aula, o método, a maneira que o professor escolhe, ou mais se familiariza, para transmitir o seu conhecimento em determinado assunto. Existem no meio acadêmico diferentes metodologias, cada uma delas é conhecida por suas particularidades. O objetivo desta revisão é avaliar as diferentes metodologias de ensino utilizadas em duas disciplinas do curso de Educação Física da ULBRA Guaíba no horário da quinta-feira à noite e apontar as diferenças e particularidades empregadas por seus docentes. Este ensaio é fruto de uma provocação lançada na disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física, onde fizemos uma pesquisa exploratória de revisão, onde analisamos artigos sobre as diferentes metodologias utilizadas dentro do âmbito acadêmico e nos cursos de educação física. Após realizada a revisão literária de diferentes artigos, com seus temas estudados e debatidos entre o grupo, definimos os diferentes tipos de metodologias utilizadas no ensino superior por professores e sua eficácia em conseguir com que os alunos absorvam o conhecimento que está sendo passado. Utilizamos como metodologia científica na confecção deste ensaio o paradigma qualitativo, em especial a análise de discurso, pois com base na revisão das obras pesquisadas, construímos um roteiro de entrevista para ser aplicado com os professores. Esta pesquisa fez com que pudéssemos diferenciar melhor as metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores, tornando mais fácil a observar dos métodos que cada professor utiliza, servindo como base para que nós enquanto acadêmicos, escolhamos a metodologia que mais se adeque ao estilo de aula e perfil dos alunos que venhamos a encontrar na futura vida profissional. Como considerações parciais, pois a pesquisa ainda está em andamento, podemos citar que os métodos encontrados parecem ser muito dinâmicos e curiosos, já que conseguem fazer com que os alunos fiquem atentos e dispostos a participar das aulas.


Texto completo: PDF