Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
OBESIDADE INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA
Jéssica Dias Machado

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


FLORES, Lucas Gonçalves; MACHADO, Jéssica Dias; A obesidade tem sido descrita como um importante problema de saúde pública da atualidade e vem ganhando destaque no cenário epidemiológico mundial. com prevalência elevada e de caráter multifatorial. O presente estudo tem por objetivo traçar o perfil físico dos alunos do Ensino Fundamental atendidos pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física da Ulbra Guaíba, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamenta Arlindo Stringhini, no ano de 2017. Para tanto, foram realizadas avaliações do índice de Massa Corporal (IMC), em 12 alunos com idades que variam entre 9 e 11 anos, utilizando como parâmetros os testes aplicados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP), é importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza esse índice como indicador do nível de obesidade nos diferentes países para determinar se há sobrepeso ou obesidade. Vivemos em uma sociedade com tendências ao aumento dos índices de risco à obesidade. A comida que nos rodeia é hipercalórica e a maioria das crianças são sedentárias, talvez por falta de incentivo de um adulto responsável ou por medo da violência, são inúmeros fatores que podem levar as crianças a não pratica de atividade física, mas cabe a nós, professores de Educação Física, dar o incentivo e mostrar o quão importante é a prática para a saúde, mais estudos devem ser realizados pensando no tema, tendo a intervenção como metodologia de trabalho. Com o objetivo de determinar a influência de fatores biológicos e ambientais no seu desenvolvimento, estão sendo avaliadas crianças, de 9 a 11 anos, da rede de ensino público, na escola municipal de ensino fundamental Arlindo Stringhini da cidade de Guaíba RS. Observados como de significância estatística para o desenvolvimento de ambas as condições: renda familiar, ser unigênito e o uso de computadores, vídeo games e celular. Em conclusão, há influência de fatores biológicos e ambientais no desenvolvimento de sobrepeso e obesidade infantil, confirmando o caráter multifatorial.

Palavras-chave


obesidade infantil, escola, educação fisica, saude

Texto completo: PDF