Portal de Eventos da ULBRA., XIX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
As metodologias utilizadas por professores de educação física em escolas de Guaíba, Eldorado, Barra do Ribeiro e Camaquã
Gustavo Rodrigues da Silva, Alexandre Oliveira de Lima, Caroline Dos Santos Ribeiro, Juliana Maiser Iplinski, Henrique Amaral Vilanova, Cássia Tuany Oliveira de Toledo, Mônica de Souza Silveira, Christian Campos de Castro, Luciano do Amaral Dornelles

Última alteração: 29-11-2018

Resumo


 

RESUMO

Introdução

O presente estudo baseia-se em uma pesquisa realizada nos municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Camaquã e Eldorado.  Através da aplicação de um questionário, pesquisaram-se as metodologias de ensino usadas pelos professores de educação física, visando identificar possíveis diferenças e apontar qual é a mais utilizada. Os dados foram coletados na primeira quinzena de agosto de 2018, e foram objetos deste estudo professores de escolas públicas e privadas destes municípios.

Objetivo:

A pesquisa tem como objetivo verificar as diferentes metodologias aplicadas nas aulas de educação física escolar nos quatro municípios citados acima e assim definir qual é a mais usada pelos professores de educação física.

Desenvolvimento:

Observou-se que os profissionais usam como critério para a escolha do método, características como, as capacidades motoras do aluno, a infraestrutura e a faixa etária da turma, mas cerca de 25% admitem não utilizar metodologias distintas para diferentes turmas. A avaliação de uma forma geral é positiva, tanto no desenvolvimento quanto na aceitação dos alunos, segundo os profissionais da área. Todos os professores mostraram ter um bom conhecimento acerca das principais metodologias, no entanto, só 37,5% dos profissionais citaram diferentes metodologias que faziam uso nas suas aulas, enquanto a outra parte mencionou apenas um método. Dentre as metodologias mais empregadas, pode-se destacar á analítica parcial, método global e construtivista, sendo que á que mais prevalece é a analítica.

Metodologia:

Utilizou-se a aplicação de um questionário elaborado pelos integrantes do grupo de pesquisa, aplicando-o á professores de escolas distintas (públicas e privadas) nos quatro municípios.

Conclusão:

Com base na pesquisa, conclui-se que a metodologia mais utilizada pelos profissionais de educação física é a analítica, pelo fato de apresentar melhores resultados de aprendizagem e desempenho. Tendo em vista que este sistema considera o gesto motor como o foco principal, é preciso atentar-se no planejamento para que o aspecto social e cultural não seja deixado de fora do projeto pedagógico da Educação Física Escolar. Um ponto interessante desse método , segundo as opiniões, é o aperfeiçoamento dos gestos motores durante á pratica dos exercícios estruturados e a possibilidade de trabalhar os elementos do jogo separadamente.

Referências:

CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do ensino de Educação Física. Cortez Editora, 2014.

CHICATI, Karen Cristina. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Journal of Physical Education, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000.

 


Palavras-chave


Metodologia, avaliação, critério.

Texto completo: PDF