Portal de Eventos da ULBRA., XIX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Métodos de aprendizagem utilizados nas escolas de Camaquã e Guaíba nas aulas de Educação Física
Juliene Lopes Da Silva, Natália Silva Feijó, Renata Cristina Ribeiro Maron, Mônaco De Souza Neumann

Última alteração: 30-11-2018

Resumo


O presente trabalho é um conjunto de coletas de dados após observações realizadas em aulas de Educação Física em escolas dos municípios de Camaquã e Guaíba. Foram realizadas pesquisas em 6 escolas com 12 professores da área. O estudo foi realizado para analisarmos como estão sendo aplicadas a metodologia de ensino nesta área, nas escolas e qual a real qualidade dos profissionais que estão exercendo a profissão. Os objetivos são identificar numa revisão, quais os métodos de ensino mais utilizados por professores de Educação Física escolar e observar na prática os métodos utilizados pelos professores nas escolas selecionadas em Camaquã e Guaíba. A revisão aconteceu no site de pesquisa do Google acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Metodologia de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física. Feita a revisão, foram realizadas observações em 6 escolas, sendo 3 na cidade de Camaquã, e 3 na cidade de Guaíba, totalizando 12 aulas em diferentes turnos intercalados entre manhã e tarde, com turmas do ensino fundamental e 12 professores. Usamos como ferramentas para avaliar as observações, fichas com a descrição dos métodos mais aplicados de acordo com a bibliografia e preenchidas pelos observadores. Após reunirmos os dados observados das fichas analisamos que a maioria dos professores da rede pública de ambas as cidades, ainda usam apenas os métodos tradicionais de ensino nas aulas práticas de Educação Física. Foram observadas um total de 12 aulas, sendo observados: 5 aulas com o método misto, 4 aulas com o método global, 3 aulas com o método analítico, e nenhuma utilizou os métodos IEU (Iniciação Esportiva Universal) e TGFU (Teaching Games For Understanding) em suas aulas. Totalizando o porcentual de 100% das aulas utilizando métodos tradicionais de ensino. Ao analisarmos as metodologias aplicadas nas aulas por estes profissionais, podemos perceber que ainda os mais utilizados foram os métodos tradicionais (Misto, Global e Analítico) respectivamente, sendo assim o aproveitamento dos métodos contemporâneos (IEU e TGFU) que surgiram recentemente ainda são inexistentes nas cidades pesquisadas. Tais resultados já eram esperados, pois a Educação Física escolar está sendo muito desmerecida, há falta de interesse por parte de alguns professores em se atualizar, e isto acaba prejudicando a oportunidade dos alunos em ter novas vivências de aprendizagem.

Palavras-chave


Educação física; Metodologia; Analítico; Global; Misto.

Texto completo: PDF