Portal de Eventos da ULBRA., XIX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

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Projeto “Acolhendo Emoções”
Jucilena Zeonara Feldmann Dias, Sabrine Gimenes König, Paula Oliveira Bernardes, Marlene Machado de Avila, Ingrid D’Avila Francke

Última alteração: 30-11-2018

Resumo


Este trabalho tem como finalidade relatar uma prática de estágio em Psicologia e Processos Educativos, desenvolvida através do Serviço de Consultoria e Desenvolvimento Institucional e Escolar (SECODIE). O SECODIE é um serviço de extensão da Universidade Luterana do Brasil Campus Guaíba, visa oportunizar aos acadêmicos de psicologia realizarem atividades de extensão e estágio curricular, tais açõescompreendem criação, desenvolvimento e implementação de diversos projetos. O projeto “Acolhendo Emoções”, foi proposto com o objetivo de instrumentalizar os escolares na identificação e gerenciamento das emoções, compõe doze módulos e os dois primeiros módulos têm como função mapear as necessidades das turmas. As técnicas de intervenção abarcam dinâmicas, mindfulness, desenho, música, psicodrama e dança, explorados durante os encontros com cada classe.São turmas de escolas municipais e estaduais do município de Guaíba/RS e utilizou-se de descrição narrativa da atividade como metodologia. Considerou-se que os resultados, no período da intervenção, em sua grande maioria, foram positivos, as avaliações se deram através de questionários direcionados aos professores antes e após a realização do projeto, relatos de profissionais da escola em questão e observações da equipe interventora. As análises apontam para a importância da prevenção e promoção da saúde mental na escola e, para isso, a atuação do psicólogo neste âmbito. Além disso, é essencial um projeto flexível que abranja as peculiaridades dos grupos. Ainda, percebe-se dificuldades no campo docente relacionadas ao método de ensino fixo e dificuldades de conexão com os alunos.


Palavras-chave


Psicólogo. Escola. Projeto Acolhendo Emoções.

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