Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SEMINÁRIO DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
O CORPO E O MOVIMENTO CULTURAL RELACIONADO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Juliano Gringer, Juliane Leal Nunes, Rosângela Duarte

Última alteração: 24-08-2016

Resumo


Na área da Educação Física, fala-se muito, atualmente, sobre o corpo. Os profissionais da educação física trabalham com o ser humano sobre e através do seu corpo, e lidam por extensão, com os adjetivos impressos no corpo. Por isso, torna-se importante a reflexão sobre o tema.

Palavra-chave: Corpo e Movimento

 

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo envolver a relação entre corpo, movimento e cultura na educação física, um dos conhecimentos marcados pela linguagem sensível, que surgiu do corpo e é revelada no movimento, é o gesto. Ele abrange os aspectos bioculturais, sociais e históricos, se resume nas manifestações de jogos, danças, esportes, ginásticas e lutas. Abrangendo também as diversas maneiras em que o ser humano faz uso de seu corpo, como ele cria e vivencia suas técnicas corporais. Essa linguagem sensível é revelada pela movimentação do corpo no tempo ou espaço de cada individuo. A cultura de um movimento envolve a relação entre corpo, natureza e cultura, por meio de uma lógica recursiva em que as técnicas corporais são influenciadas pelo funcionamento orgânico, ao mesmo tempo, elas criam e recriam os jogos, as danças, os esportes, as ginásticas e as lutas, onde provocam mudanças tanto no organismo, como na sociedade em que estão inseridas. É possível nos relacionarmos de maneira diferente com as pessoas se ampliarmos o olhar em direção ao ser humano. Não é possível desconsiderar a dimensão cultural que influencia as ações humanas, e que por estas é influenciada. Por isso não podemos considerar as pessoas somente por suas características corporais, pois não existe uma dimensão física isolada de características biológicas, culturais, sociais e psíquicas. Esse mesmo corpo é preciso ser visto e interpretado dentro de um contexto sociocultural. Dentro das aulas de Educação Física, atividades que promovam o desenvolvimento da consciência corporal e do movimento, a compreensão da relação entre o corpo e as emoções e, entre o individuo, o outro e o mundo, abordando também, a importância de atitudes saudáveis.

 

DESENVOLVIMENTO

A Educação Física é um vultoso instrumento para a formação e a inclusão social do educando, é uma disciplina que permite trabalhar o esporte educacional com vistas ao exercício da cidadania através de todos os benéficos que o esporte traz aos seus praticantes.
A Educação Física no Brasil passou por várias fases para poder ser reconhecida como ela é hoje, foi um processo de transformação que ocorreu ao longo do tempo, afinal de contas não paramos no espaço, e muitas coisas vão mudando e muito ainda vai mudar e isso é inegável, portanto, é imprescindível que todo professor de educação física conheça-a, pois tem todo um histórico de colaboração que devemos considerar importante para a atual educação física estudada nas escolas, para que se faça uma reflexão do contexto atual e corrigir muitos erros ainda cometidos por muitos profissionais. 
São tendências (higienista, militar, pedagogista, competitivista e popular), que ajudam a entender esse processo de conjuntura que sofre a educação física brasileira, que por sinal, muito ainda vai mudar. Hoje a Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico, visando apenas o desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais, como era anteriormente, décadas atrás, mas sim na perspectiva de sua relação com os outros sistemas: o mental, o emocional, o estético, o religioso entre outros.

A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida e conseqüentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas, porque, se o ser humano possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribui para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interação com seus pares, o que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.

A Educação Física é um vultoso instrumento para a formação e a inclusão social do educando, é uma disciplina que permite trabalhar o esporte educacional com vistas ao exercício da cidadania através de todos os benéficos que o esporte traz aos seus praticantes.
É essencial que gestores escolares proporcionem oportunidade para que todos tenham ascensão ao conhecimento da cultura corporal, como um agrupamento de informação indispensável para o desenvolvimento e exercício da cidadania de forma democrática. Mesmo que a Educação Física partilhe e evidencie a pratica esportiva, muitos professores acabaram esquecendo a ciência e experiência dos métodos produzidos ao longo da historia da humanidade, pelo fato de encontrarmos educadores descomprometidos e enraizados em determinadas atividades de caráter excludente. 

METODOLOGIA

Este trabalho teve como base, sites, pesquisa bibliográfica, reuniões com colegas em sala de aula para sua realização baseada em artigos. Pesquisas apontam que a cultura de movimento, ao envolver a relação entre corpo, natureza e cultura, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo de nossas vidas e da história. Somos capazes de criar e recriar, e, ao mesmo tempo em que nos expressamos, conseguimos nos comunicar através do nosso corpo.

 

CONCLUSÃO

Portanto, conclui-se que os professores devem propor práticas educativas que permitam a compreensão das influências das manifestações da cultura de movimento, para que os estudantes percebam as alterações que provocam em cada corpo. Desse modo, a cultura de movimento compreendida a partir do entrelaçamento entre corpo, natureza e cultura pode provocar debates teóricos e intervenções na Educação Física, ligando práticas, modos de ser, de fazer e de viver diferentes realidades sociais e históricas.


Palavras-chave


Corpo, Movimento, Cultura

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.