Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SEMINÁRIO DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
A importancia das praticas pedagogicas e vivencias na educacao infantil
Luana Abdalah Abdalah Christofoli

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


Visando um melhor desempenho nas práticas pedagógicas e vivências na educação infantil e a sua importância no desenvolvimento dos seres humanos, a equipe gestora da escola sempre atenta às práticas pedagógicas dos seus professores e analisa este processo de acordo com o combinado em reuniões pedagógicas, formações continuadas, entre outras. Observa sua equipe como um todo e verificou se que muitos fatores muitas vezes não acontecem em sala de aula e assim procurou se mostrar que tais práticas docentes dentro da sala de aula não estavam ocorrendo. Visa mostrar que o objetivo é refletir sobre a importância das práticas pedagógicas e das vivências adequadas a cada faixa etária da educação infantil, motivando e proporcionando através do lúdico, um desenvolvimento harmônico à criança porque se levar em consideração a importância das práticas pedagógicas e vivências adequadas a cada faixa etária da educação infantil é possível perceber o quanto é necessário o professor conhecer seus alunos. O desenvolvimento foi ministrado com palestras, dinâmicas, oficinas e entrevistas estruturadas com a finalidade de fazer os professores refletir sobre suas práticas. A atividade lúdica pode ser considerada como um fator de prazer e diversão a quem vem a praticar. Essas experiências lúdicas associam-se ao ato, ao pensamento e ao sentimento de cada indivíduo. Quando a criança brinca, ela se depara com várias situações desafiadoras, havendo uma necessidade de buscar soluções e exercendo sua capacidade criadora, em um processo contínuo do seu desenvolvimento. A metodologia desenvolveu-se através do projeto educativo interdisciplinar integrando diversas áreas e explorando inúmeros recursos. Conclui se que os profissionais têm um papel fundamental nesse processo de ensino e aprendizagem. Sendo necessário que a prática pedagógica destes seja clara e coerente com a educação que se pretende trabalhar.

A partir das observações constatou se que as educadoras possuíam muitas ideias criativas, mas que algumas precisavam refletir sobre seus planejamentos e práticas pedagógicas. Então buscou se pensar em estratégias juntamente com a gestão escolar para essa reflexão e desenvolvemos diversas ideias e sugestões para as professoras a cada faixa etária a ser trabalhada, juntamente com a teoria e prática, além de outras atividades relacionadas ao tema. Durante as práticas constatou se que as educadoras gostaram e se mostraram interessadas e participativas nas propostas de atividades, assim repensando no seu fazer pedagógico. Foi gratificante e enriquecedor ver esse trabalho sendo desenvolvido desde o início, e com a participação de toda equipe.

 

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: práticas pedagógicas, planejamento, motivação.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.