Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SEMINÁRIO DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
ESTÍMULO PARA A SAÚDE NO ENSINO MÉDIO E EJA ATRAVÉS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Stephnaie Santos de Lima

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


De acordo com a matéria publicada na revista Educação Física (2012),os adolescentes  são incentivados a práticas que levam ao estilo de vida  sedentário.Por isso a cultura corporal deve ser desenvolvida e valorizada, durante a adolescência, para que no futuro, mantenham um estilo de vida ativo e com qualidade de vida.

Segundo MALTA (2010) a adolescência é um período constituído de mudanças físicas e psicológicas, os jovens se tornam mais independentes de suas famílias tendo acesso a fatores de riscos para a saúde, como sexo sem proteção, drogas, alimentos impróprios entre outros.

Darido apud. NAHAS (1999) , sugere que no Ensino Médio e EJA, a Educação Física deve desenvolver um estilo de vida ativo. Ensinar conceitos básicos de saúde, cultura corporal, atividades físicas, exercícios físicos e estimular a pratica não apenas de esportes, mais de vivências diversas, que trabalhem os aspectos social, físico e mental de seus estudantes.

Segundo os PCN’s (2000), à disciplina de Educação Física no Ensino Médio e EJA, deve promover a educação para a saúde.Assim desenvolvendo uma vida produtiva, criativa e bem sucedida.Portanto  é papel do professor de Educação Física através dos estímulos e atenção para o tema Educação para a saúde no Ensino Médio e EJA desenvolver a valorização e cuidado com a saúde, isso sendo possível, através de embasamento teórico e práticas pertinentes nas aulas de Educação Física .


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.