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O TRABALHO DO PSICÓLOGO JUNTO AO SISTEMA PENITENCIÁRIO: REPENSANDO SOBRE O PODER DE PUNIR
Sabrine G. König, Karen P. Wolfle, Juliana Carmona Predebom

Última alteração: 11-04-2018

Resumo


A escola é um dos principais ambientes de interação das crianças e adolescentes e este modelo de interação tende a se estender para a vida adulta em sociedade. Além disso, muitos aprendizados extraídos destas vivências, também são carregados para a família e comunidade. Por consequência desta constante convivência, um serviço que atue na promoção e prevenção na área da saúde é fundamental. Contudo, considerar as relações interpessoais como um dos parâmetros indicativo de saúde mental é pertinente e poderá ser mais bem entendido, nas relações, em espaços educacionais e sociais. Nesse sentido, oferecer à escola, informações no que tange a saúde mental e às redes de apoio locais é fortalecer as suas práticas e fornecer subsídios às suas demandas. Este artigo tem por objetivo compreender o estado da arte sobre a promoção e prevenção da saúde mental nas escolas e descrever uma prática de extensão acadêmica da Psicologia voltada para este tema. Foi realizada uma revisão narrativa e selecionados somente artigos em língua portuguesa relevante ao objetivo do estudo. Como discussão percebeu-se que diante da transversalidade dos temas previstos na escola é salutar repensar as práticas que colaborem para a saúde dos sujeitos neste âmbito fértil e disseminador. Portanto, as propostas de Psicoeducação apresentadas neste trabalho podem incitar instrumentos valiosos e propícios na dinâmica escolar. Programas de educação em saúde mental destinados aos professores e alunos contribuem para a melhor compreensão dos transtornos mentais e proporciona, através do conhecimento, ações que promovam uma melhor integração desses indivíduos na comunidade. Nesse sentido, o projeto Capital Humano, um dos projetos de frente do SECODI (Serviço de Consultoria em Desenvolvimento Institucional-Escolar), da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Guaíba, e vem ao encontro da literatura que reforça a importância de ações que incentivem a promoção da saúde e prevenção de transtornos mentais nas escolas.

Palavras-chave: saúde mental, promoção e prevenção da saúde, psicoeducação.

 


Palavras-chave


saúde mental, promoção e prevenção da saúde, psicoeducação.

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