Portal de Eventos da ULBRA., XXII Seminário Intermunicipal de Pesquisa

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AUTISMO
Jennifer Barbosa da Silva, Kellen Maciel Rodrigues Schwantz, Daniela Loskar Dias, Adriana Lemes, Antonia Neuseclene Moura

Última alteração: 01-11-2019

Resumo


No presente artigo relata-se sobre o uso do sistema PECS que vem do inglês Picture Exchange Communication System, sistema de comunicação por troca de figuras, auxiliando as crianças portadoras do TEA a desenvolver uma comunicação mais funcional, sendo esse o principal objetivo, os usuários do referido sistema acabaram desenvolvendo uma linguagem verbal, mesmo que de forma mais simplificada. Estratégias específicas com foco no estímulo e reforço levarão á comunicação independente e são usadas em todo o protocolo. O Pecs é dividido em 6 fases, começando com o indivíduo fornecendo uma única figura do sistema a um “parceiro de comunicação” demostrando o interesse dele ou ação desejada pelo mesmo e que imediatamente esse parceiro converta esse desejo em ação aceitando essa informação troca como a um pedido. O sistema prossegue ensinando a descriminação de figuras e como juntá-las em frases. Nas fases mais avançadas, os indivíduos são orientados a usar os iniciadores, responder perguntas e comentar. A pesquisa mostrou que alguns alunos que usam o PECS também desenvolvem a fala.

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