Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
Estágio IV com turmas da (EJA), curso Educação Física Licenciatura
Osmael da Gama Cézar, Ana Eleonora Sebrão Assis

Última alteração: 24-11-2022

Resumo


O estágio IV com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA),  faz parte do processo avaliativo do curso de Educação Física Licenciatura. As atividades elaboradas seguem as propostas disponibilizadas pelos professores do curso, em pesquisas e sua fundamentação teórica é baseada na Base Nacional  Comum Curricular (BNCC). Tem como objetivo principal, por em prática os conhecimentos adquirido durante toda a graduação de licenciatura e qualificar o estagiário através das experiências vivenciadas. Durante o desenvolvimento das atividades aplicadas surge a necessidade de compreender e administrar o conteúdo estudado, montar um cronograma e segui-lo fielmente permite alcançar resultados positivos. Devido a situação de pandemia e todas as mudanças apresentadas, a didática exige adaptações, aulas remotas e a utilização da tecnologia modifica o que aprendemos até aqui. A Escola procura seguir a linha progressista, buscando uma pedagogia sóciointeracionista voltada aos interesses e à realidade do aluno, dando-lhes oportunidades de ouvir e opinar, criando assim um elo entre suas vivências e o aprendizado proporcionado pela escola, para que haja uma interação entre os processos internos e influências do mundo social; deste modo, cada professor adapta sua metodologia ao perfil de cada turma. A metodologia da Educação de Jovens e Adultos preocupa-se não somente com a qualidade metodológica e técnica para a aprendizagem efetiva, mas também com a formação e autoformação das pessoas. À metodologia cabe sistematizar o que o educando detém de modo fragmentado, sem perder de vista a qualidade do trabalho e a necessidade do avanço em menor tempo possível. O educando é produto do conhecimento e construtor de hipóteses, experimentando-as e relembrando o conhecimento, de acordo com sua visão de mundo. Posto isso, a conclusão deste estágio permeia de maneira a fortalecer o que é lecionar, um processo em frequente transformação e evolução que proporciona compreender as pessoas, os sentimentos, a sociedade, a natureza, as crenças, de onde viemos e para onde vamos.



Palavras-chave


sóciointeracionista, autoformação, permeia.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.