Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: E A MATEMÁTICA DO DIA A DIA
ANDRINE SUTIL PEREIRA, MARÍLIA NEVES KAPPAUNN, VIVIANA BENETTI, JOSÉ FILIPE NUNES

Última alteração: 24-11-2022

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa dar oportunidade de formação escolar para aqueles alunos que por algum motivo não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio dentro do período de escolarização.

O ‘medo’ da matemática é tão grande, que basta ouvir as palavras que compõem as quatro operações, para que muitas pessoas entrem em pânico. Porém, apesar de na maioria das vezes não ser perceptível, esse conteúdo está significativamente presente no cotidiano das pessoas, e são os cálculos que desenvolvemos automaticamente, que são aplicados em aula. Diante disso, pode-se perceber que essa disciplina está intrínseca durante todo o tempo e, portanto, torna-se essencial para a nossa vida.

O presente trabalho teve como temática identificar e analisar as dificuldades do uso da matemática no dia a dia escolar dos alunos da EJA, bem como conhecer a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da disciplina.

A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória, através de respostas de professores e alunos a um questionário baseado nos objetivos propostos pelo projeto deste artigo. Foi realizada pesquisa bibliográfica na internet e nos livros, buscando fundamentação para as questões levantadas, sendo a mesma de caráter qualitativo.

A Educação de Jovens e Adultos tem como principal objetivo oferecer o ensino e a inclusão de todas as pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar os estudos no tempo de escolarização.

Geralmente, os alunos acabam abandonando os estudos durante o período regular ou não chegam a ingressar na escola por conta de sua situação financeira. Desde cedo, muitos têm a responsabilidade de trabalhar para ajudar a família em seu sustento, e essa é uma realidade vivida por vários brasileiros. Apesar deste fator, não é apenas a questão financeira que os impede de concluir sua escolarização, existem muitas reprovações no ensino regular e isso resulta na exclusão escolar.

O principal papel do professor na Educação de Jovens e Adultos é estimular a curiosidade, mostrando a realidade através de problemas e assim, transformar os obstáculos em dados de reflexão para o entendimento dos processos educativos que estão relacionados com seu tempo, história e espaço.

Neste trabalho, pôde-se concluir que: a idade dos alunos que optam pela modalidade de ensino EJA é muito variável, e consiste entre 15 e 18 anos para estudantes de nível fundamental (público entrevistado), de acordo com Silva (2019) “mesmo com a instauração de leis que garantem a educação de jovens, adultos e idosos e com a perspectiva de mudança social a partir deste novo olhar sobre a educação da EJA, são vivenciadas situações que travam a condição desses sujeitos a completarem o ciclo de escolarização”. A maioria cita como principais motivos do abandono escolar a necessidade de trabalhar. Estes alunos buscam melhoras em suas condições sociais, ingressar em um curso universitário e adquirir conhecimentos que o integrem à sociedade.

Assim, torna-se imprescindível que os educadores desta modalidade de ensino repensem sua prática para uma aprendizagem mais significativa e consequentemente a conclusão da educação básica de ensino e adequação de idade-série.



Palavras-chave


Matemática - Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.