Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
A importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos
ANDRINE SUTIL PEREIRA, MARÍLIA NEVES KAPPAUNN, ADRIANA ZIEMER GALLERTE

Última alteração: 24-11-2022

Resumo


A ausência da família na vida escolar dos filhos tem se destacado como fator de análise e preocupação, tanto de professores quanto de outras pessoas que participam da vida das crianças. Essa ausência é percebida de forma preocupanteem relação ao processo de ensino e aprendizagem na escola. Com base nesses pressupostos, justificou-se o interesse em investigar os motivos que levam os familiares a se afastarem da vida escolar dos educandos, bem como identificar os problemas causados por essa ausência. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar como podem agir professores e família diante do problema da ausência familiar em relação ao aprendizado dos alunos. O artigo foi organizado a partir de pesquisa bibliográfica em artigos científicos e teóricos da área da educação, bem como materiais de estudos elaborados em sala de aula, como fichamentos e um plano de ação. O modelo de família tradicional brasileira já não existe mais. Antigamente a visão que a sociedade tinha das mulheres era totalmente diferente, principalmente em relação ao trabalho. Como esse fato mudou hoje as famílias não possuem mais um padrão e tanto homem como mulher trabalham, situação que faz com que muitos acabam terceirizando a educação dos filhos. A participação dos pais no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos filhos acontece bem antes da criança entrar na escola, pois é o meio sociocultural no que ela está inserida e que a auxilia no aprendizado diário.

De acordo com Froebel (Apud, SILVA, 2014 pag. 34).

“Os pais e as mães, podem  encontrar uma fonte inesgotável de alegrias  na educação dos filhos. Não há satisfação maior, não há felicidade mais

profunda que a de educar nossos filhos, viver com eles, ou melhor, viver neles”.

Entretanto, com a vida agitada, as responsabilidades do trabalho contribuem para que os pais passem a maior parte do tempo fora e muitas vezes deixam de estabelecer regras, limites, laços afetivos e interação, que são de suma importância para o desenvolvimento social da criança, aspecto que é percebido na escola. A educação é um papel da família, mas a escola não deve ser negligente a ponto de não ajudar a criança de todas as maneiras possíveis, mesmo que os pais não colaborem. A relação entre os pais e a escola deve ser de união em um único propósito, mas é importante enfatizar que os pais são os primeirosexemplospara os seus filhos, portanto devem honrar seus compromissos em relação à escola.Para que isso aconteça é fundamental que a escola tenha um currículo bem elaborado, diversificado e que preze pelo bem estar do aluno, visando seudesenvolvimento social e emocional, assim como dos professores.A parceria entre a escola e a família é necessáriae fundamental para que o planejamento da escola aconteça de maneira satisfatória, alcançando os objetivos em relação ao desenvolvimento da criança.Sendo assim, podemos concluir que a família está em primeiro lugar na construção social da criança, e que é o sujeito mais importante nesse processo. Já para o professor é primordial que tenha um plano de aula com estratégias para inserir a família nesse processo, participando da rotina escolar e auxiliando no desenvolvimento das crianças de forma significativa.



Palavras-chave


Pais – Filhos – Escola – Ausência.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.