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AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE E SEU IMPACTO NOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE
Esther Nunes Gomes, José Filipe de Quadros Nunes

Última alteração: 31-08-2023

Resumo


Entende-se a educação bilíngue como “qualquer sistema de educação escolar no qual, emdado momento e período, simultânea ou consecutivamente, a instrução é planejada eministrada em pelo menos duas línguas” (Harmers e Blanc, P. 189, 2000). Atualmente nãoexiste legislação regente para a Educação Bilíngue, logo não é exigida uma formação mínimade seus profissionais, entretanto recentemente foram propostas Diretrizes CurricularesNacionais (DCNs) para a oferta de Educação Plurilíngue, o que deverá afetar diretamente osprofissionais atuantes nesta modalidade de ensino. No presente momento a Educação Infantilbilíngue opera de forma incerta, pois sem a existência de legislação que a oriente nem deórgão que a fiscalize, muitas escolas acabam por contratar qualquer pessoa que fale a segundalíngua da escola, sem preocupação com a qualificação pedagógica, assim como seuscurrículos variam de forma significante, da mesma maneira, podem não estar oferecendo umensino realmente bilíngue. Mesmo que as DCNs ainda estejam em processo de homologação,já anunciam severas mudanças para o ensino infantil bilíngue, no que diz respeito aocurrículo, carga horária, avaliação e principalmente formação profissional. Tendo em vista asituação precária desta modalidade de ensino, objetivou-se expor a falta de qualificação dosprofissionais atuantes na Educação Infantil bilíngue, mensurando os impactos diretos dasfuturas DCNs na formação desses profissionais. Para tanto se utilizou duas formas delevantamento de dados para a pesquisa, uma revisão bibliográfica a partir da análise doparecer em tramitação para as DCNs, e uma pesquisa de campo, realizada a partir de umaentrevista com professoras e estagiárias de uma escola de Educação Infantil bilíngue dacidade de Porto Alegre. Foi constatada a falta de qualificação adequada destas profissionais,bem como falta de exigência da escola de formação mínima e certificado de proficiência nasegunda língua, de todas as profissionais entrevistadas, nenhuma possuía as formações queserão exigidas em breve. Por fim, concluiu-se que o avanço que as DCNs representarão paraas escolas bilíngues, além de implicar em uma reformulação do quadro docente, constituirá oinício de um árduo caminho para que esta modalidade de ensino atenda de forma adequada opúblico da Educação Infantil.

Palavras-chave


Educação Infantil - Ensino bilíngue - Diretrizes Curriculares Nacionais

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