Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
PARADIGMAS DO HOMEM NA PEDAGOGIA: POR QUE EXISTEM MUITO PRECONCEITO COM O PEDAGOGO EM DIVERSOS SENTIDOS?
Amanda Peglow Lopes, Gabrielly da Silva Santos, Talisson Longaray Leal, Tamyres Rolim Martins, Adriana Ziemer Gallert

Última alteração: 31-08-2023

Resumo


Justifica-se este artigo para o entendimento, da importância do pedagogo para odesenvolvimento do educando e também a reafirmação de que a pedagogia, não é uma árearestrita ao público feminino, desvinculando o conceito de vocação por conta do gênero, quenos amarra ainda mais a estes mesmos binarismos e tantos outros preconceitos. Logo, esteprojeto tem como objetivo trazer o conhecimento as pessoas, apresentando os preconceitosque infelizmente interferem e muito na carreira de muitos pedagogos pelo simples fato deserem do sexo masculino em pleno século XXI. Logo, este trabalho tem como intuito, trazerpara as pessoas a ideia de transformação, onde, o homem na pedagogia revela uma novapercepção na educação formadora, visto que, a presença maioritária das mulheres nessesegmento é sintomática da distinção de gênero na divisão de tarefas e papéis sociais, o queimpacta diretamente a estruturação dos perfis de alguns nichos de atuação. Neste sentido,através de uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e teóricos da área da educação, étrabalhado neste artigo, as ideias que na maioria das vezes são erradas da sociedade aorelacionar educação como vocação somente de mulheres, visto que o ato de educar é muitomais que uma vocação, e sim um trabalho de grande importância que transmite conhecimento,estimulando o raciocínio e aprimorando senso crítico, indiferente do gênero, credo e crença.Portanto, muito além de apresentar e evidenciar os preconceitos existentes em relação a figurado homem na educação, este trabalho irá abordar questões de extrema importância comoestigmas, qualificação e principalmente irá desmistificar a ideia de vocação, buscandocontribuir não só para a redução do preconceito com o pedagogo homem em todos ossentidos, como também, para o aprendizado das pessoas, para que elas possam entender aimportância da pedagogia para a sociedade, e como um preconceito chulo, pode acarretar aperda de grandes profissionais, sendo este trabalho então, um incentivo e apoio a todosaqueles que de alguma forma sofreram ou sofrem algum tipo de discriminação, por conta daescolha profissional.

Palavras-chave


Pedagogo. Homem. Preconceito. Vocação. Gênero.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.