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Intervenção com adolescentes na pandemia do COVID-19: O despertar
Denise Mathias, Carlos Fernando, Andreia Lobo, Ingrid Francke

Última alteração: 31-08-2023

Resumo


A adolescência é uma das fases mais complexas do desenvolvimento. Tendo em vista os inúmeros desafios de lidar com todos os estímulos que surgem nessa fase da vida, as transformações e transições ganham força e tem forte impacto ao desenvolvimento. Ambivalência de sentimentos e percepções, insegurança de fazer escolhas e tomar decisões, incertezas sobre o futuro, instabilidade nos relacionamentos, entre outras, são características que se potencializam nos processos da adolescência (SALLES, 2005). Ainda cabe a percepção de que estes elementos aparecem em todos os contextos e têm exponencial papel no desempenho do adolescente, inclusive na sua carreira. Neste sentido, elucidar estas questões pela perspectiva do autoconhecimento surge como uma possibilidade de agregar valor à vida e viver estes momentos de forma plena. Portanto, este projeto pode trazer uma contribuição que se torna relevante para as questões apresentadas, agregando elementos para o planejamento de ações e comportamentos expandindo a visão sobre si mesmo e o entendimento da sua evolução enquanto indivíduo (ROEHRS et al, 2010).

A inserção do jovem no mercado de trabalho no contexto brasileiro, tem cada vez mais recebido apoio de iniciativas organizadas em forma de programas, de projetos e de políticas públicas específicas. Em meio a um cenário “apocalíptico” devido a pandemia de Covid-19, este projeto visa amenizar as angústias vivenciadas por um grupo de adolescentes nessa etapa crucial de suas vidas, discutindo a importância da escolha profissional que faz parte do desenvolvimento e crescimento do processo maturativo e biopsicossocial do indivíduo. O presente trabalho discorre os temas “intervenção psicossocial” e “a dinâmica curricular” para a possibilidade do ingresso de adolescentes no mercado de trabalho e escolha profissional, promovendo a capacidade de lidar com os desafios e assumir responsabilidades, desenvolvimento de competências e habilidades durante a pandemia de Covid-19, à partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola do município de Camaquã, desenvolvido por acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba. Apresenta a descrição detalhada do processo de intervenção, que ocorreu em 7 encontros e 9 passos, objetivando o “despertar” neste ciclo vital tão importante e crucial para a transformação do adolescente em adultos produtivo e maduro.



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