Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO POLITÉCNICA-OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRADA
ANA PAULA DE OLIVEIRA FREITAS, Gilberto Costa Monteiro, Taíse Gisele da Silva

Última alteração: 26-10-2014

Resumo


Esta pesquisa foi uma exigência da disciplina de Escola e Currículo para compor a nota do grau 1 da disciplina no ano de 2013-2.

O seguinte trabalho visou conhecer e analisar a nova medotologia de ensino intragrado a educação profissional proposto pelo governo do Rio Grande do Sul para suprir as necessidades de preparar os jovens do ensino médio para o mercado de trabalho.

Durante nossa pesquisa procuramos nos aprofundar sobre quais seriam as implicações do ensino politécnico para a formação profissional dos estudantes do ensino médio bem como as contribuições e possíveis falhas que poderiam ocasionar a evasão dos educandos do ensino médio.

Procuramos conhecer quais foram as medidas adotadas pelo governo do estado para preparar as escolas e os profissionais da educação para trabalhar dentro da nova metodologia de ensino politécnico, bem como a visão dos estudantes e professores seminaristas sobre a aplicação desta metodologia.

Foram  efetuadas pesquisas bibliográficas em sites oficiais do governo do Rio Grande do Sul e entrevistas realizadas em uma escola de Ensino Médio Politécnico da cidade de Guaíba. As entrevistas foram feitas em formato de debate aberto entre os alunos e professores e individualmente com as duas professoras seminaristas da escola.

Na analise dos dados foram observados aspectos relevantes sobre a nova metodologia bem como seus pontos fortes e fracos, que tornam a medotologia alvo de polêmicas entre o meio escolar.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.