Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

Tamanho da fonte: 
O faz de conta e as aulas de Educação Física na Educação Infantil
Itanajara Korpalski

Última alteração: 24-03-2015

Resumo


O presente estudo tem por objetivo definir a brincadeira de faz de conta e sua relevância para a criança, para isso procurou-se descrever e caracterizar o conceito de faz de conta, as percepções da criança sobre o brinquedo, sua importância e seu espaço nas aulas de educação física. O faz de conta é apresentado de vários modos e diferentes manifestações de acordo com a idade da criança. Possui um rico significado para elas muito além do apenas brincar, pois faz parte da sua evolução, as ajuda a entender o mundo e como as coisas acontecem os tornando confiantes para a realidade. Podem fantasiar sozinhas ou em grupos, mas sempre estão a explorar para aprender. Nas aulas de educação física percebe-se que tal brincadeira é muito importante a ser incentivada, contudo é necessário saber conduzi-la distinguindo de brincadeira livre. O professor deve ser um instigador e estimulador, como observador pode aprender muito sobre cada criança. Percebe-se uma variedade de aspectos que podem ser trabalhados pelo professor, estimulando déficits e dificuldades em algum aspecto na criança e havendo o conhecimento sobre os conceitos e significados do faz de conta, o aprendizado pode ser mais simples, divertido e motivador.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.