Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

Tamanho da fonte: 
Dependência química - Abstinência na dependência de cocaína
José Ribeiro da Silva

Última alteração: 27-10-2014

Resumo


Atualmente  a dependência química é um problema de situação pública, em nossos dias, os transtornos relacionados às substâncias  são prevalentes, quando  o consumo  se mostra compulsivo e à intensidade, e capaz de ocasionar problemas sociais,  físicos e ou psicológicos, fala-se em dependência química, e grupos de ajuda (OBID-2005).  Segundo, (Lopes, Claudia S. e Coutinho (2008), transtornos mentais como fatores de risco para o desenvolvimento de abuso, dependência de cocaína, estudo caso-controle, em distintos lugares do mundo tem-se uma  associação importante entre depressão e o uso de drogas. No caso específico da cocaína já que se trata de uma droga que contém efeitos antidepressivos o abuso viria como uma tentativa de automedicação (Lopes, Claudia S. e Coutinho, 2008).

Outros estudos mostram um padrão consecutivo de envolvimento a  partir  do uso prematuro de substancias, “legais” (cerveja ou vinho) para um uso mais tardio de drogas ilícitas. Através do estudo caso-controle e da técnica de bola-de-neve foi selecionado um grupo de usuários de cocaína, 208 indivíduos (não tratados” e parear casos e controle por sexo, idade e amizades (Lopes Caludia S. e Coutinhoi, 2008).

A meta desse artigo foi prezar o papel da dependência de álcool e história de tentativas do suicídio(depressão) no risco do desenvolvimento de abuso/dependência de cocaína, usando um desenho cos-controle (Lopes, Claudia S. Coutinho), 2008).  O presente programa esta voltado para prevenção e tratamento do abuso de cocaína, que devem estar preparados para o manejo das questões relacionadas ao abuso de álcool e outros distúrbios psiquiátricos (Lopes Claudia S. Coutinho, 2008).

Palavra chave: Dependência Química- prevenção – indivíduos.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.