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ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO 3º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO – UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO
Elenise Martins Costa

Última alteração: 19-10-2014

Resumo


RESUMO
Este estudo visa relatar as vivências obtidas através da prática de estágio em Processos Educativos do Estágio Específico na Ênfase B II, com início no ano de 2014, sendo realizado no Serviço de Consultoria e Desenvolvimento Institucional: Empresa e Escola – SECODI vinculado ao Curso de Psicologia ULBRA-Guaíba/RS. O enfoque desse estudo será apresentar a prática de estágio desenvolvida em duas escolas da rede pública estadual pertencente a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (12ª CRE) sobre Orientação Profissional de alunos do 3º e 2º ano do Ensino Médio. O trabalho contou com encontros semanais totalizando quatro turmas do 3º ano e 2º ano do Ensino Médio, bem como supervisões realizadas com o grupo de estagiários do SECODI - Escola. A proposta metodológica para a Orientação Profissional foi subdividida em 06 (seis) etapas, cada uma delas teve um tema e objetivo específico, o qual foi proporcionado discussão desses temas com o intuito de fazer com que cada aluno refletisse sobre a influência ou influências de suas escolhas perante o futuro. Como os encontros foram semanalmente e de 50 minutos cada, as etapas foram subdivididas a fim de adequação ao horário disponibilizado pela direção da escola e conforme rendimento e aproveitamento de cada turma. A faixa etária dos alunos que foram trabalhados era de 14 à 18 anos e todos no turno da manhã. Trabalhou-se com informações, explorações e percepções das condições pessoais em conexão com as ofertas sociais, onde se apresentou o que é o ENEM, PROUNI, SISU, PRONATEC, mercado de trabalho e ofertas da região. Ao desenvolver este trabalho proposto no estágio de Psicologia Escolar, ficou evidente que a escola é um agente importante na escolha profissional, pois ela atua como uma janela pela qual os adolescentes vislumbram o futuro. Na maioria das vezes não têm outros espaços e/ou oportunidades para refletirem sobre seu futuro profissional. Acabam por ingressar no mercado de trabalho sem identificação, perfil e/ou esclarecimento satisfatório para poder se colocar como sujeito ativo perante a sociedade. Na medida em que os alunos falavam sobre suas escolhas e identificavam seus potencias, isso acarretou no alívio de sentimentos de angústia, incerteza, insegurança e dúvida. A Orientação Profissional tem um papel importante na vida do adolescente, pois é através desse trabalho que ele pode identificar seu potencial e escolher a profissão correta.

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