Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

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CRAS-Centro de Referência de Assistência Social
Valeria Alessandra Santiago, Alexandra Rosa Tariga, Marizete Pollnow Rodrigues

Última alteração: 21-10-2014

Resumo


O presente trabalho relata uma experiencia de campo da dsciplina de Psicologia Comunitária, com o objetivo principal de conhecer os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS). Realizou-se uma visita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Eldorado do Sul, com o intuito de observar os processos de trabalho, organização e fluxos do serviço, descrevendo as atividades realizadas pelo (a) psicólogo (a) do local e relacionar aspectos práticos do contexto da visita a aspectos teóricos do campo da psicologia comunitáriae do SUS/SUAS. O CRAS é a unidade estatal responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica (PSB) de assistência social a familias e individuos em situação de vulnerabilidade social. É a unidade efetivadora da referência do usuário na rede socioassistencial SUAS, caracterizando-se como a "porta de entrada" à rede da PSB do SUAS. No CRAS visitado pelo grupo de trabalho, observou-se que é formado por 9 profissionais, dentre eles psicóloga, estagiários, assistente social, oficineiros, etc. Além da observação, utilizou-se como método uma entrevista semiestruturada com a psicóloga do local. Ela relatou que tem como práticas de trabalho o acolhimento, a convivência, a inserção na comunidade, o acesso à cultura, ao lazer, dentre outras. Na visita, percebe-se que os profissionais criam formas, dentro de suas possibilidades, para atender todas as pessoas da comunidade, oferecendo oficinas, acolhimentos, fazendo com que os usuários se sintam valorizados e respeitados em seus direitos. Percebe-se também o trabalho em conjunto de profissionais de diversas áreas de diferentes núcleos de saber, complementando assim práticas, fazendo com que se tornem mais ricas e interessantes para a comunidade que acessa o serviço. Antes de qualquer intervenção junto a essa população, é importante conhecer as suas realidades, suas experiências e vivências, para assim promover juntamente com as pessoas e comunidades o caminho para uma melhor qualidade de vida e garantia de direitos.

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