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RELATO DA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciane de Oliveira Marques de Deus

Última alteração: 04-05-2015

Resumo


Este trabalho procura apresentar o relato das experiências vivenciadas durante o período de realização do Estágio Supervisionado em Educação Física III do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Luterana do Brasil. A instituição onde ocorre o estágio é a E.E.E.M. Professora Aglae Khel, localizada no município de Guaíba, RS, com três turmas das séries finais do Ensino Fundamental, sendo duas turmas de 8º ano e uma turma de 8ª série respectivamente do Ensino Fundamental de nove e oito anos. O período de realização é agosto a dezembro de 2014. Ao realizar as observações nas turmas selecionadas, foi verificado um grande desinteresse e desestímulo presente na maioria dos alunos em participar das aulas de Educação Física. A professora titular informou que este desestímulo está presente em todas as disciplinas escolares. Nieta (2012) sobre a Educação Física Escolar diz que esta “age sobre os alunos em período de formação, no qual tentamos influir na aquisição de valores, de conhecimentos e de habilidades motoras” também afirma que esta se ocupa do “estudo ou situação motora de uma pessoa em um dado momento da sua vida, sua evolução e sua educação, no sentido de melhorar, intencionalmente, a condição física dos indivíduos através, normalmente da atividade física”. É de extrema importância trabalhar para que a realidade encontrada nas observações do estágio seja modificada. Ferreira (2006) destaca que “é importante que o aluno perceba a Educação Física como um instrumento facilitador da aprendizagem, entendendo os conteúdos propostos (sentido, significado e intenção) e estabelecendo relações nas suas diversas dimensões”. A modalidade esportiva a ser desenvolvida no estágio foi escolhida segundo orientação da professora titular que, neste trimestre, trabalharia com foco maior no desporto Futsal, contudo informou que havia uma grande resistência por parte das meninas em participar de atividades relacionadas a este desporto. Tenroller (2008) cita que “a importância social e a consciência de que não precisa haver um vencedor e um perdedor é outra grande riqueza que está inerente durante as aulas de futsal que contemplem meninos e meninas nas mesmas atividades”. As atividades a serem desenvolvidas tem por objetivo conhecer os fundamentos do desporto, aprender como realizá-los e, aprimorar a execução de tais fundamentos. Buscando com isso a integração de todos os alunos da turma, sem discriminação por nível técnico, sexo ou de habilidades motoras. Os métodos a serem utilizados são Método Misto, que para Tenroller apud Xavier (1986) consiste na “sincronia dos métodos global-parcial-global” e Método Recreativo que para Tenroller (2008) é um dos métodos mais populares e adotados para a iniciação do futsal e propicia ao aluno um melhor aprendizado do desporto. A avaliação observará os seguintes aspectos: Participação nas aulas; Demonstrar interesse na realização das atividades; Apresentar desenvolvimento/aprendizagem da atividade motora proposta; Respeitar colegas e demais professores e funcionários. Ferreira (2006) sobre avaliação cita que não se trata mais de uma avaliação padrão que espera o mesmo resultado de todos. Ao desenvolvermos as atividades práticas deparei-me com resistência na realização das atividades propostas; principalmente por parte dos meninos. Contudo, houve aumento da participação das meninas nas atividades, elas demonstram timidez, pouco habilidade, porém, demonstram esforço e interesse em conhecer e realizar os fundamentos do futsal através das atividades propostas.


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