Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: OFICINA DE COMPOSTAGEM
Hariane Helena Ferreira da Rocha Teles, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias, Fernando Luiz, Marciel da Silva de Oliveira

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


A questão ambiental tem se tornado uma preocupação mundial, pois o ser humano vem começando a compreender e se conscientizar de que o consumismo exacerbado está afetando diretamente os recursos ambientais naturais, que antes acreditava-se serem fontes inesgotáveis. Para que as pessoas possam compreender de fato as proporções de degradação que o planeta está sofrendo é necessário a introdução de uma educação que torne esse entendimento efetivo, não apenas de maneira teórica, mas de maneira prática, coadjuvar para a formação de cidadãos mais autônomos e capazes de interferirem de maneira positiva para a criação de um mundo mais sustentável. Este trabalho traz uma abordagem sobre o ensino de química inserido na temática transversal da sustentabilidade, introduzindo a química de maneira transversal na construção de uma composteira doméstica realizada por alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Agronomia do CEULJI/ULBRA (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná), o material produzido terá uma análise de macro elementos e será disponibilizado para outros projetos que ocorrem na mesma Instituição.


Texto completo: PDF