Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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A INFLUÊNCIA DO CURSO NAS ATITUDES PRÓ-AMBIENTAIS DE FUTUROS PROFESSORES
Luana Ehle Joras, Gabriela Luisa Schmitz, João Batista Teixeira da Rocha

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


Ao longo da história da humanidade, alteramos o ambiente em que vive a fim de desenvolver a sua sociedade. Essa atividade exploratória provocou um desequilíbrio na natureza e este desequilíbrio afeta a humanidade. Assim surgiu a preocupação de reverter essa situação. Para tanto é necessário que os comportamentos humanos em relação ao ambiente natural ou não sejam alterados. A mudança comportamental acontece por meio da mudança das atitudes frente ao meio ambiente, e essa mudança deveria ocorrer em ambiente escolar. Portanto, neste estudo, avaliou-se as atitudes ambientais de 100 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (CB) e Pedagogia, matriculados no primeiro e último semestre da graduação, com um questionário onde mediu-se as intenções comportamentais destes estudantes. Medidas repetidas de ANOVA foram utilizadas para verificar diferenças respeito a semestre e curso, a variável gênero foi avaliada apenas para os estudantes de CB. Neste estudo observou-se que os estudantes de CB pontuaram mais do que os estudantes do curso de Pedagogia, e não foram encontradas diferenças significativas na variável semestre. Em CB, não encontramos diferenças significativas para o gênero. Estes resultados sugerem que os estudantes de CB apresentam intenções comportamentais mais pró-ambientais do que os estudantes do curso de Pedagogia, refletindo-se em atitudes mais pró-ambientais. Os resultados estão de acordo com estudos sugerindo que estudantes de cursos envolvidos com a natureza, como as CB, apresentam atitudes melhores pró-ambientais. Indicamos que na área de Pedagogia, esta questão deve abordada, considerando que os mesmos irão a ensinar as atitudes ambientais às crianças, no futuro.

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