Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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SANEAMENTO BÁSICO: ESTRATÉGIAS PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA NA ESCOLA
Mariana Mostardeiro de Aguiar, Lígia Ávila de Brites, Eduarda Wolski Vargas, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar os projetos de trabalho realizados por estudantes sobre a temática saneamento básico. As atividades ocorreram durante um período de dois meses, em 2017, com alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual do município de Estância Velha, região metropolitana de Porto Alegre, RS. Dentre os trabalhos realizados, sete grupos elegeram como estratégia o desenvolvimento de maquetes, no qual será o enfoque deste trabalho. A partir do que foi proposto, observou-se que os alunos puderam refletir sobre as problemáticas ambientais atinentes ao tema abordado no contexto em que estão inseridos, possibilitando um olhar mais aprofundado sobre as situações do cotidiano que anteriormente eram consideradas como parte integrante da realidade diária, fazendo-os repensar em atitudes e comportamentos buscando soluções sustentáveis. Destaca-se que todas as maquetes foram construídas com materiais recicláveis trazidos pelos alunos. Predominaram cenários associando à urbanização e, principalmente, à impermeabilização do solo, através da referência ao asfalto, fato que está relacionado ao contexto em que os estudantes estão inseridos. Em relação à articulação do saneamento básico com as práticas educativas realizadas na escola, salienta-se que todos os âmbitos estiveram presentes nos trabalhos apresentados, no entanto, predominaram alusões à drenagem urbana e ao abastecimento de água.


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