Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Silvia Cristina Costa Brito

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

 

Educação Inclusiva

Resumo

A acessibilidade é um direito que garante a pessoa com deficiência a ter uma vida independente exercendo seus direitos de cidadãos. Torna-se necessário refletir sobre a estrutura arquitetônica e organizacional das escolas. Na semana da Acessibilidade no Colégio Ulbra Cristo Redentor, realizamos diversas atividades sobre o assunto. O principal objetivo do projeto foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da acessibilidade para as pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade, eliminando os obstáculos. Na educação infantil as crianças conheceram um ônibus adaptado, um funcionário da escola que é cadeirante fez uma demonstração de como ele utiliza o meio de transporte para sua locomoção. No ensino fundamental I as crianças participaram da hora do conto em parceria com a biblioteca, onde puderam conhecer a história em quadrinhos da turma da Mônica intitulada “Acessibilidade”. A atividade dos alunos do Fundamental II e Ensino médio foi um jogo de basquete para cadeirantes, onde nossos alunos puderam vivenciar naquele momento a deficiência física. Os alunos do Ensino Médio também experimentaram no anfiteatro da escola um recurso para deficientes visuais, assistiram a um filme com audiodescrição. Durante o projeto foi utilizada uma abordagem qualitativa, buscando compreender o comportamento, estudando as experiências vivenciadas, as manifestações, opiniões e ideias dos alunos envolvidos. Os dados mostraram que as atividades proporcionaram experiências e conhecimentos sobre o processo de inclusão, desenvolvendo atitudes de apoio mútuo e partilhando processos de aprendizagem, convivendo com as diferenças e contribuindo para uma sociedade mais humana.

 

 


Texto completo: PDF