Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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A EMERGÊNCIA DE UM OLHAR CRÍTICO E INTER-RELACIONAL PARA AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS EM ÂMBITO ESCOLAR
Thaís Presa Martins

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


Hoje, discursos em prol da sustentabilidade operam por meio de inúmeros aparatos culturais: programas de TV, propagandas, rótulos de produtos, jornais, revistas, páginas da Internet, legislações, etc.; figurando como uma das questões mais amplamente aceitas pela sociedade Ocidental, nas mais diversas instâncias sociais. O tema agrada, ao mesmo tempo, a políticos, empresários, e ambientalistas das mais diversas nuances de posicionamento político-ideológico... Mas como? Mas por quê? Ao formar um tripé entre ambiente, sociedade e economia, a sustentabilidade parece ser uma estratégia interessante para que se possa pensar em outros caminhos de desenvolvimento mais "consciente" dentro de uma lógica econômica capitalista e de um planeta com número limitado de recursos naturais. Nesta perspectiva, o Projeto Práticas Sustentáveis pode ser construído, em 2017, na Instituição de Ensino onde leciono, começando a ser desenvolvido com os alunos do Ensino Médio durante as aulas de Biologia. Este projeto, pautado por ferramentas teórico-metodológicas das Pedagogias Culturais e do Ensino Híbrido, objetiva desenvolver um raciocínio complexo e inter-relacional em relação às questões socioambientais; bem como propor ações, medidas e mudanças de postura em prol da sustentabilidade em âmbito escolar. Em 2018, o trabalho conquistou mais espaço e relevância, passando a integrar a modalidade de projeto guarda-chuva e permanente do colégio, ramificando-se em outras ações e em outros níveis de ensino, contribuindo para a constituição da autonomia, da criticidade e dos valores éticos dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Pedagogias Culturais. Ensino Híbrido.

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