Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFORMAL: “O JARDIM BOTÂNICO VAI À ESCOLA”
Priscila Portela, MÁRCIA FINIMUNDI

Última alteração: 18-09-2015

Resumo


Os jardins botânicos têm como um de seus objetivos a conservação da flora. Em virtude disso, percebe-se a importância que a conscientização para essa problemática possui na população. Antes de tudo, é necessário educar as crianças e prepará-las a vivenciar e conscientizar-se sobre a importância da conservação do meio ambiente como um todo, a educação ambiental vem para criar laços entre todos os indivíduos envolvidos. Os jardins há tempos já possuem um papel importante neste meio e, aliados à educação ambiental possuem uma grande responsabilidade de conscientização. Em 2003, foi organizado um projeto entitulado “O Jardim Botânico vai à Escola (JBVE)”, durante a reunião anual da Rede Brasileira de Jardins. Esse projeto foi criado visando a informação e troca de experiências com o âmbito escolar, afim de utilizar os jardins botânicos como espaços para educação informal. Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola no município de Farroupilha, através do Projeto “O Jardim Botânico vai à Escola”, e avaliou as mudanças ocorridas na aprendizagem dos educandos através de questionários. Para tal, foi aplicado um questionário ao início do projeto, que foi reaplicado, ao término do mesmo. A comparação das respostas foram analisadas a fim de estabelecer se os conceitos transmitidos foram de fato compreendidos. O projeto criou um elo muito forte entre o jardim botânico, a escola, e todos os envolvidos no âmbito educacional, em torno dessa proposta de educação informal.