Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO A AGENDA 21 NA ESCOLA: UTILIZANDO TABLETS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Julio Mateus de Melo Nascimento, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


Buscando tornar as aulas de Ciências mais interessantes e facilitar a promoção da aprendizagem significativa dos conteúdos, a pesquisa objetivou trabalhar a Agenda 21 na escola utilizando tablets como ferramenta de ensino em uma turma de 14 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental – séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primo Vacchi, em Sapucaia do Sul- RS. Foi desenvolvida uma atividade com a finalidade de trabalhar a Agenda 21 e o objetivo 10 que aborda a gestão dos espaços urbanos e autoridade metropolitana, e os alunos escolheram temas centrais relacionados com este objetivo e a partir destes temas descreveram as necessidades do bairro. Para fornecer subsídios para avaliação desta atividade, utilizamos um pré-teste e um pós-teste para verificar a aquisição de conceitos. A avaliação dos alunos das atividades com os tablets foi feita através de um questionário. Os dados obtidos foram avaliados com base na Análise de Conteúdo e as respostas foram expressas em frequência. A comparação das respostas entre os testes revelou que a maioria dos alunos obtiveram desempenho melhor no pós-teste, o que sugere que atividades utilizando os tablets como ferramenta de ensino podem ser úteis ao professor, na facilitação da aprendizagem. Os resultados também demonstraram a boa receptividade dos alunos com relação aos tablets e as atividades realizadas. Acreditamos que esta pesquisa vem contribuir para auxiliar os professores a criarem estratégias para utilizar as Tecnologias Digitais para facilitar a ocorrência de uma aprendizagem significativa.

Palavras Chaves: Agenda 21. Sustentabilidade. Aprendizagem significativa. Tecnologias Digitais. Tablets.