Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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Saneamento Básico: interdisciplinaridade no Ensino Fundamental
Mariela Valduga, Tania Renata Prochnow, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 14-12-2015

Resumo


A água é uma necessidade para o ser humano, tanto para questão fisiológica, biológica e para desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Este recurso tornasse indispensável para a população, sendo por muitas vezes insuficiente para atender a demanda populacional. Medidas emergentes visando o Saneamento Básico, para a preservação deste bem se fazem necessárias, para garantir as futuras gerações os recursos necessários à sobrevivência. A pesquisa realizou-se estudantes do 9⁰ ano Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sapucaia do Sul, localizado no Loteamento Colina Verde, o qual obteve muitos investimentos de infraestrutura vinculados ao Saneamento Básico. Através da pesquisa pretendeu-se verificar as concepções e percepções de estudantes de nível fundamental, sobre Saneamento Básico. Foram analisados um total de 30 textos, de pré coleta e pós coleta, após serem realizadas atividades interdisciplinares pertinentes a temática Saneamento Básico. Os dados obtidos foram analisados por procedimentos predominantemente qualitativos com base na proposta de interpretar as informações ressaltas pelos estudantes nos textos utilizando a Análise de Conteúdos. A atividade proporcionou que os estudantes conhecessem os quatro âmbitos do saneamento básico, tornando os saberes mais específicos em relação aos conhecimentos prévios dos estudantes, que envolviam aspectos mais amplos, porém distintos da terminologia conceitual e da legislação específica. Os resultados parciais apontam o reconhecimento da população a respeito da importância a partir das mudanças ocorridas no bairro em que vivem, seja de forma direta, pela indisponibilidade dos recursos hídricos, ou pela consequência sobre a saúde da população.