Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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(RE) CONSTRUINDO A MORAL ECOLÓGICA NA ESCOLA
Letícia Nascimento Oliveira

Última alteração: 19-02-2016

Resumo


O estudo da moralidade, com enfoques construtivista (Piaget) e cognitivo-evolutivo (Kohlberg), nos revela como o sujeito julga moralmente as ações, classificando em certo ou errado, ao longo de seu desenvolvimento. Piaget, em suas entrevistas com crianças e adolescentes, demonstrou haver estágios universais numa sequência invariante que passa paralelamente pelas etapas do desenvolvimento cognitivo. Kohlberg desenvolve sua pesquisa em torno de dilemas morais utilizados em entrevistas com pessoas de várias idades e culturas. O uso de dilemas em investigações de cunho moral tem sido utilizado também em pesquisas de cunho ecológico, em que se pretende saber quais atitudes, favoráveis ao ambiente e aos seres vivos, os sujeitos apresentam.  Para tanto, temos como proposta, no presente trabalho, estimular atitudes ambientais favoráveis em estudantes do ensino médio por meio de dilemas ecológicos. Este trabalho trabalhou com dilemas ecológicos atuais, sendo um deles corrente na cidade em que os discentes residem e estudam.


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