Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA E SUAS POTENCIALIDADES COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES - CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL/PUCRS
Andréia Golembieski Machado, Aline Vargas Jaques, Leticia Sehn, Lilian Alves Schmitt, Leticia Paranhos De Oliveira

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


O Projeto Escola Sustentável (IMA/PUCRS) desenvolve, desde 2011, atividades que objetivam auxiliar na melhoria da gestão ambiental em escolas, facilitando a criação de espaços educadores sustentáveis, a partir da permacultura e embasadas pela teoria crítica e complexa da educação ambiental. A pesquisa aqui relatada é um recorte de um projeto que foi realizado durante o período de um ano: “Escola Sustentável: Agricultura ecológica, Energia solar e Captação da água da chuva como elemento educador no município de Gravataí/RS”, fomentado pela FAPERGS, que entre outras ações, propiciou a construção de uma cisterna de ferrocimento na E.E.E.M. Padre Nunes. A técnica de construção é considerada uma tecnologia social, solucionando um problema ambiental e social da região: a falta de água. Através de uma metodologia que envolve levantamento do desempenho ambiental da escola, mapeamento participativo, formação de multiplicadores e oficinas teórico-práticas de criação e construção das estruturas educadoras, foi possível observar as potencialidades e dificuldades deste processo. Neste relato trouxemos alguns apontamentos a cerca da relação Universidade/Escola, da necessidade de repensar o pátio escolar como ambiente de aprendizagem, da importância dos interlocutores, em especial os bolsistas de iniciação científica júnior que foram multiplicadores do projeto, da facilidade de se trabalhar de forma transversal a partir do tema gerador “água”, entre outras reflexões.