Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS DURANTE UMA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE POR QUÊS MATEMÁTICOS: O CASO DA DIVISÃO DE FRAÇÕES
Jeferson Gomes Moriel Junior, Gladys Denise Wielewski, Miguel Montes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O objetivo do artigo é identificar e analisar tipos de conhecimento mobilizados por uma Professora de Matemática e por um Licenciando em Matemática durante uma formação sobre um por quê matemático a respeito da divisão de frações: Por que ao dividir uma fração por outra, deve-se conservar a primeira (numerador) e inverter a segunda (denominador) e multiplicar? Para isso, analisamos dois episódios usando o modelo teórico MTSK que é uma ferramenta de investigação analítica do conhecimento de professores de matemática. Os resultados indicam que todos os seis subdomínios do modelo estiveram presentes nos episódios, isto sugere que incluir discussões, estudos e elaboração de respostas sobre por quês matemáticos na formação docente pode contribuir para que professores e futuros professores construam conhecimentos que são necessários para ensinar matemática.

Texto completo: PDF