Conferências
| MATEMÁTICA E COTIDIANO: DO HOMEM DAS CAVERNAS À ATUALIDADE | |
| Ademir Basso |
| OTRAS MATEMÁTICAS SON POSIBLES CON GEOGEBRA | |
| Agustín Carrillo de Albornoz Torres Albornoz Torres |
| REFORMA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA Y PERSPECTIVA DE LA PRAXIS EN COSTA RICA | |
| Angel Ruiz |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:NOVOS DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES | |
| Arthur B. Powell |
| LA CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DEL CONOCIMIENTO MATEMÁTICO: INTUICIÓN Y RAZÓN | |
| Cecilia Crespo Crespo |
| ¿QUÉ TIPO DE MATEMÁTICA SE HACE CON EL USO DE TECNOLOGÍA? | |
| Eduardo Mancera Martínez |
| SAEB E PROVA BRASIL: O QUE AS PROVAS (NÃO) NOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA? | |
| Elisabete Zardo Búrigo |
| DISEÑO INSTRUCCIONAL EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA: DE LA INGENIERÍA A LA IDONEIDAD DIDÁCTICA | |
| Juan D. Godino |
| ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO (DIDÁTICA) DA ESTATÍSTICA E DA PROBABILIDADE | |
| Lorí Viali |
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E OS MEIOS DE ENSINO | |
| Marger da Conceição Ventura Viana |
| Estudo das apreensões e dos olhares em geometria | |
| Méricles Thadeu Moretti |
| REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Maria Beatriz Menezes Castilhos, Marilene Jacintho Müller, Monica Bertoni dos Santos |
| TEMAS DE MATEMÁTICA EN LOS PROGRAMAS DE LA ESCUELA SECUNDARIA | |
| Teresa Claudia Braicovich |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PARA A SALA DE AULA | |
| Vanilde Bisognin, Eleni Bisognin |
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA | |
| Ligia Arantes Sad |
| Formación de profesores de Matemáticas. Relaciones entre lo personal, lo social y lo tecnológico | |
| Salvador Llinares |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL | |
| Helena Noronha Cury |
Minicursos
| POR QUE ANTES DE P E B SE ESCREVE M? ADAPTANDO E VIVENCIANDO MATEMÁTICA COM ALUNOS CEGOS INCLUÍDOS | |
| Jorge Brandão |
| CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Caroline Maffi, Diego de Vargas Matos, Francieli Bandeira de Fraga, Vera Lúcia Martins Lupinacci |
| CALCULADORAS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO ATIVIDADES INSTIGADORAS | |
| Wagner Marques, Marcelo Bairral |
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A LUZ DA ETNOMATEMÁTICA | |
| Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
| VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA | |
| Giovani Rosa Delazeri, Leandro Millis da Silva |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA AO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso |
| PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ESTATÍSTICA | |
| Suzi Samá Pinto, Lidiane Santos de Freitas, Daiane Lemos de Sá, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |
| UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS | |
| Idemar Vizolli, Rita Lopes dos Santos |
| ENSINO DE GEOMETRIA NA ESCOLA BÁSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Davi Cézar da Silva |
| ANALISANDO OS DISCURSOS SOBRE DIFICULDADES MATEMÁTICAS: BRINCADEIRAS COMO SUPORTE DE INTERVENÇÃO | |
| Carlos Eduardo da Silva Ferreira |
| SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: ESCRITA E COMPREENSÃO | |
| Carlos Evaldo dos Santos Silva |
| A UTILIZAÇÃO DACALCULADORA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ilisandro Pesente |
| (RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O TRATAMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS VEICULADOS NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
| MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA | |
| Luana Tais Bassani, Jennifer Valleriano Barboza, Luciano Lewandoski Alvarenga, Alexssandra Pasuch |
| USO DE HP PRIME EN LA COMPRENSIÓN DE PARÁMETROS EN FUNCIONES POLINOMIALES | |
| Eduardo Basurto, Eduardo Mancera |
| INVESTIGAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: GEOMETRIA FRACTAL E AS SEQUÊNCIAS NUMERICAS INFINITAS | |
| Dora Soraia Kindel |
| A CONSTRUÇÃO DE APLETS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Joicy Pimentel Ferreira |
| DISCUTINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Cintia Melo dos Santos, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai, Tatiani Garcia Neves, Tiaki Cintia Togura Faoro |
| CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BÁSICO | |
| Bruna Stail, Ediana Cimadon, Julhane Alice Thomas Schulz |
| ABORDAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE FRACTAIS E RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
| Sandra Eliza Vielmo, Francéli Dalberto |
| BLOCOS LÓGICOS E “DOMINÓ DAS DIFERENÇAS e BARALHO DAS SEMELHANÇAS” | |
| Margarida M R Negrão, Vanessa Scheeren |
| ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA MANEIRA PRAZEROSA DE ENSINAR E APRENDER | |
| Renata da Silva Dessbesel, Elisângela Fouchy Schons |
| MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
| ATIVIDADES E JOGOS MATEMÁTICOS | |
| Elaine Souza Macêdo, Odenise Maria Bezerra |
| ESTUDO DAS CÔNICAS EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
| Ilca Maria Ferrari Ghiggi, Carise Elisane Schmidt, Beatriz Carla Koch |
| O NÚMERO π (PI) E O COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA | |
| Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima |
| O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL POSICIONAL E AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: EXPLORANDO OS ALGORITMOS COM A MANIPULAÇÃO DO MATERIAL DOURADO | |
| Joelma Nogueira Nogueira dos Santos |
| ESTUDO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: COMO O SOFTWARE WINGEOM PODE CONTRIBUIR? | |
| Carise Elisane Schmidt, Neila de Toledo e Toledo |
| O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO 6° AO 9° ANO | |
| Isabel Cristina Machado de Lara |
| CONTANDO O NÚMERO DE RELAÇÕES E FUNÇÕES | |
| Heitor Achilles |
| PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS NA EDUAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR | |
| Marcelo Leon Caffé de Oliveira |
| ANÁLISIS Y RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS DE MANERA SECUENCIAL A TRAVÉS DE LA HP PRIME | |
| Eduardo Mancera, Eduardo Basurto |
| DIVERTINDO-SE COM A MATEMÁTICA | |
| Geovana Luiza Kliemann, Ana Paula Krein Muller, Giane Maris Eidelwein, Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius |
| ANÁLISES DIDÁTICAS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICA EM JOGOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA UTILIZAÇÃO MAIS EFICAZ DOS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Anderson Souza Neves |
| TRANSFORMAÇÕES NO PLANO E MORFISMO: APLICAÇÕES DE MATRIZES COM O USO DO EXCEL. | |
| Marcos Roberto Fonseca Conceição |
| EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO GEOPLANO | |
| Marília do Amaral Dias |
| CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
| Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
| PARA ALÉM DO CÁLCULO DA MÉDIA ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Paulo Jorge Magalhães Teixeira |
| SOFTWARE GRÁFICO-VISUAL NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: POSSÍVEIS INTERFACES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA | |
| Fernando Rocha |
| UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA RELAÇÃO DE EULER COM ALUNOS CEGOS | |
| Mayra Darly Silva, Suelly Gomes Teixeira |
| DIVERSIFICANDO O USO DO PAPEL QUADRICULADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Adriana Elisete Batisti, Vaniza Corrêa da Silva |
| O PAPEL DA EMOÇÃO NO NEUROPROCESSAMENTO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
| Rose de Pinho Vargas |
| PINTANDO E BORDANDO NO ENSINO DAS FUNÇÕES | |
| Jarbas Dionísio Camargo, Eliana Bevilacqua Salin |
| UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber |
| COMPREENSÃO DE ELEMENTOS GEOMÉTRICOS À LUZ DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DAS GEOMETRIAS NÃOEUCLIDIANAS ENQUANTO ANOMALIA | |
| Anna Karla Silva do Nascimento |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA | |
| Sara Coelho da Silva, Adilandri Mercio Lobeiro |
| MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE 16 PARA RESOLVER EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS SEPARÁVEIS, EXATAS E LINEARES DE PRIMEIRA ORDEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA | |
| Adilandri Mércio Lobeiro |
| PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Clarissa Lopes Trojack, Sidnei Silva |
| POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Marcia Lorena Saurin Martinez, Débora Laurino, Jéssica Brum, Guilherme Mello, Maritza Costa Moares, Tanise Paula Novello |
| MODELOS E MODELAGEM: SOBRE A MATEMÁTICA DAS COISAS | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke |
| UMA PROPOSTA DE CYBERFORMAÇÃO VIA M-LEARNING | |
| Solange Mussato, Maurício Rosa |
| ALGUNOS CONCEPTOS DE GRAFOS EN LA ENSEÑANZA | |
| Teresa Braicovich |
| DE QUE FORMA USAR TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? | |
| Lucas Vanini, Maurício Rosa |
| COMO CONSTRUIR INFOGRÁFICOS COM A LOUSA INTERATIVA DIGITAL PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Douglas Martins Dantas, Maurício Rosa |
| RESOLVIENDO LA ECUACIÓN CÚBICA EL APORTE DE DESCARTES | |
| Gustavo E. Bermúdez Canzani |
Pôsteres
| PRIMEIROS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Waléria de Jesus Barbosa Soares, Carlos André Bogéa Pereira |
| RAÍZES QUADRADAS DE NÚMEROS NEGATIVOS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | |
| Juliano Eli, Tânia Baier |
| MINICURSO MATEMÁTICA E LIBRAS: UMA FORMA DE REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
| Daniel Duarte Silveira, Marília do Amaral Dias |
| CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA VISÃO COGNITIVISTA E ETNOMATEMÁTICA PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Michel Hallal Marques, Juliana Gularte Coutinho |
| O MODELO DA ÁGUA DO FRANGO CONGELADO | |
| Ana Carolina Vieira, Douglas Carvalho de Menezes, Arlindo Arlindo José de Souza Júnior |
| A INTUIÇÃO DA LÓGICA ARISTOTÉLICA NA DEMONSTRAÇÃO DO QUINTO POSTULADO POR PTOLOMEU | |
| Lucas Henrique dos Santos, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa |
| EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS | |
| Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DIGITAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ana Carolina Vieira, Viviane Aparecida de Souza, Deive Barbosa Alves, Arlindo José de Souza Júnior |
| FUNÇÃO EXPONECIAL APLICADA À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO | |
| Luana Lazzari, Marcos Pinheiro de Lima, Valter Hanauer, Mariana Lima Duro |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRANDO O PROJETO RONDON | |
| Thaíse Uczay de Jesus, Betine Diehl Setti |
| APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
| Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
| SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM O JOGO MANKALA COLHE TRÊS: EXPLORANDO A NOÇÃO DE DIVISORES POR ALUNOS DO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Tarcisio Rocha dos Santos |
| UMA INVESTIGAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TENDO COMO UMA FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Alessandra Roberta Dias, Juliano Pereira |
| A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE – UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR | |
| Bruno Campos Mondin, Rejane Pergher |
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO | |
| Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Daiane Leal da Conceição, Mariana da Silva Basílio, Kelen Terra do Amaral |
| EXPLORANDO PROBABILIDADE A PARTIR DE RESULTADOS DE CAMPEONATOS DE FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL | |
| Vanessa Aparecida de Souza, Gabriela Iris Bruno da Silva |
| JOGO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA, AMBIENTE INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
| Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti |
| INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA | |
| Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari |
| UTILIZANDO A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Luana Leal Alves |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
| Mateus Lorenzon, Lucas Henrique Palioza, Cristiane Antonia Hauschild |
| CONSTRUINDO CALEIDOCICLOS: ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
| TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
| Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO, PARA CALCULAR ALTURAS INCESSÍVEIS | |
| Cândila Beatriz Plamer |
| SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES HOMOGÊNEOS OBTIDOS DO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO SOMENTE DETERMINANTE DE ORDEM DOIS | |
| Clícia Geovana Alves Pereira, Adilandri Mércio Lobeiro |
| OLIMPÍADAS DE LONDRES NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
| UM ESTUDO DA NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS | |
| Alan Henrique Gomes Coimbra, Paulo Roberto Vargas Neves |
| A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA COLEÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL “MATEMÁTICA E REALIDADE” | |
| Marinéia dos Santos Silva |
| FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
| Kelly da Silva Rebelo, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| O USO DO XADREZ COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Samira Abreu Mafra, Raquel Jesus Andrade, Mara Luane Santos, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
| CONCEITUANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA POESIA | |
| Maiane Bernardi, Lurdes Eliane Rothmund Bolfe |
| SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. | |
| Samira Abreu Mafra, Mara Luane Santos, Raquel Jesus Andrade, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
| A RELAÇÃO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO PDE | |
| Renata Camacho Bezerra |
| O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO | |
| Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
| OS MOVIMENTOS DE PESQUISA NO GEPEMAT: A PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL | |
| Simone Pozebon, Halana Garcez Borowsky Vaz, Laura Pippi Fraga, Patrícia Perlin |
| MATEMÁTICA EM LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE CURRICULAR DESTA DISCIPLINA EM QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL | |
| Daniel Duarte Silveira, Nádia dos Santos Gonçalves Porto |
| DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
| Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
| NÚMEROS ESTRANHOS | |
| Márcio Rogério Koth |
| UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE OS SABERES E FAZERES DE CARPINTEIROS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GOIÂNIA-GO | |
| Wivian Sena Moraes, José Pedro Machado Ribeiro |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO DIFERENCIADO SOBRE A MIDIA NA MODA | |
| Stela Maris de Souza Stein, Rosalina Vieira dos Anjos, Raquel Martins Araújo |
| DISCALCULIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
| Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
| CUISENAIRE: RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | |
| Mara Luane dos Santos Souza, Raquel de Jesus Andrade, Samira De Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
| LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS: TREINAMENTO DE MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
| Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Carneiro Diniz |
| VAMOS FALAR DE CIDADANIA? – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO – A MONTAGEM DO GRÊMIO ESTUDANTIL. | |
| Bruno César Câmara, Danielle Loureiro Roges |
| ASPECTOS DO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
| Maria Aparecida de Carvalho, Ana Márcia Tucci de Carvalho |
| O USO DO BLOG NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
| ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO | |
| Karen Tibursky Alves Ventura, Saddo Ag Almouloud |
| ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO USANDO O QUADRANTE NÁUTICO | |
| Dionei Cardozo, Juliano Gonzalez |
| PROJETO INTEGRANDO: MATERIAIS IMPRESSOS EM PROL DO DEBATE ACERCA DE TEMAS DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Leandro Cruvinel da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Lara Camilla Alves Santos, Mayline Regina Silva |
| EXPERIENCIANDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA | |
| Aruana da Rosa Sedrês, Denise Silveira |
| GEOMETRIA: O QUÊ ESTÁ SENDO ENSINADO NOS ANOS INICIAIS? | |
| Regina Célia de Oliveira |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
| Aline Zuliani Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| JOSEPH-LOUIS LAGRANGE: UM AUTOR DE OBRAS DIDÁTICAS | |
| Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Erika Monik Araújo de Mendonça |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
| Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselmann de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| GETOM: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
| PRODOCÊNCIA UEL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS | |
| Regina Célia Guapo Pasquini |
| MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS COM USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS | |
| Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg |
| ETNOMATEMÁTICA E CULTURA- A BELEZA DA ESTRELA DA FELICIDADE | |
| Beatriz Cezar Muller, Lígia Arantes Sad |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INCLUSÃO DIGITAL | |
| Adriana Richit, Mauri Luís Tomkelski, Bárbara Cristina Pasa |
| JOGO “TRILHA DAS REGRAS DE TRÂNSITO”: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Tayná Luiza Henn |
| UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas |
| JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICA: USOS E SIGNIFICADOS NO TRABALHO ESCOLAR | |
| Roselaine Maria Trens, Taiane Carrilho Rosa |
| EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO | |
| Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo |
| EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo |
| ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
| MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS – MT | |
| Márcio Tadeu Vione |
| PROJETO LICENCIAR UFPR - ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Neila Tonin Agranionih |
| ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA APLICADA PARA ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL | |
| Wagner De Sousa Santos |
| A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: CONECTANDO OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE REDES DE (INTER)COMUNICAÇÃO | |
| Mariel Costa Moderno |
| DOCÊNCIA COMPARTILHADA | |
| Juliana Fogaça Garbin, Bianca Corrêa Noé |
| CALCULANDO COM A PAIXÃO NACIONAL | |
| Viviane Ruppenthal Murlick |
| OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
| APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
| Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
| O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA | |
| Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa |
| INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÃO FORMATIVA ENTRE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E EM PEDAGOGIA | |
| Tania Bruns Zimer |
| CYBERFORMAÇÃO: HORIZONTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
| CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| A RACIONALIDADE DA MATEMÁTICA ESCOLAR PRODUZINDO PRÁTICAS CULTURAIS E NORMALIZANDO O PENSAMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA | |
| Fernanda Wanderer |
| O JOGO DO ALVO NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Adriana Camejo da Silva Aroma, Marcela Sacchetti Belmonte |
| UTILIZANDO JOGO DE XADREZ PARA DESENVOLVER RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Scheyla Lima Vieira, Isabel Cristina Machado de Lara |
| TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Flávia de Andrade Niemann, Neiva Ignês Grando |
| ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E A ATIVIDADE DE ESTUDO | |
| Jussara Vanz, Neiva Ignês Grando |
| EXPLORANDO A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
| Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
| Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
| MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS | |
| Rafael dos Santos Freire, Adriana Regina de Oliveira Cunha, Rosemeiry de Castro Prado Maximiano |
| DA AÇÃO AO CONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO TANGRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Daniela Cristina Vargas Lopes |
| CONSTRUINDO AULAS DE SIMETRIA COM AUXÍLIO DE SITUAÇÕES ADIDÁTICAS | |
| Amanda Rocha, Alessandro Aguiar, Euzirene Leão, José Messildo Nunes |
| MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO SOBRE O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Daniel da Silva Silveira |
| UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Amanda Barbosa da Silva |
| CONCEITOS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ESTUDANTES EM PROBLEMAS DE DIVISÃO DE NATURAIS POR FRAÇÕES | |
| Marli Schmitt Zanella, Idelmar André Zanella |
| O QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS INDICAM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA? | |
| Edvonete Souza de Alencar |
| APRENDENDO A CONTAR: O NUMERAMENTO ANTES DA ALFABETIZAÇÃO | |
| Leonardo Rocha de Almeida |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA | |
| Geane Vieira de Matos, Silvana Sousa Andrade |
| PRÁTICAS DOCENTES EM ESTATÍSTICA – ÊNFASE EM NÚMEROS E OPERAÇÕES E A LINEARIDADE DOS CONCEITOS | |
| Daiani Finatto Bianchini, Cátia Maria Nehring |
| EXPLORANDO O CONCEITO DE ESPAÇO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gláucia Reuwsaat Justo, Sonia Maria Vanzella Castellar |
| A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Teresinha Aparecida Faccio Padilha |
| LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA PROVA BRASIL | |
| Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
| AS DIFERENTES BASES NUMÉRICAS NAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV E SEUS COLABORADORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Gisele Mezzari Silveira, Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio |
| REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ESPONTÂNEAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Margarete Fátima Borga, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA | |
| Elisabete pereira Fernandes, Sandra Regina Paz |
| SITUAÇÕES LÚDICAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES DE QUANTIDADES | |
| Angélica Regina Schmengler |
| UTILIZANDO O JOGO “AVANÇANDO COM O RESTO” PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO | |
| Geliaine Teixeira Malaquias, Vitor Martins do Carmo |
| “É DE MAIS, NÉ PROFESSORA?” OS PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lucimara Aparecida de Lima Batista, Claudete Cargnin |
| CONSTRUTIVISMO E EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DOCENTE ABORDANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
| Zenar Pedro Schein, Maria Eloisa Farias |
| LAS NOCIONES ESPACIALES EN EDUCACIÓN INFANTIL. UN ESTUDIO DIAGNÓSTICO | |
| Margarita Villegas, Marilin Medina, Marina García, Fredy González |
| DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO COM BLOCOS LÓGICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Paulo Jorge Magalhães Teixeira |
| ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS EM MINAS DO LEÃO: ALGUMAS REFLEXÕES | |
| Denise Vieira Kazanowski |
| DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA METODOLOGIA DE ENSINO | |
| Eriberto Barroso Façanha Filho, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: CONHECENDO A REALIDADE DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA 15ª CRE | |
| Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald |
| USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Taigor Quartieri Monteiro, Helena Noronha Cury |
| GINCAMAT: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Maiqueli Laís Schmidt, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Tatiane Maria Romio, Julhane Alice Thomas Schulz |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O PENSAMENTO MATEMÁTICO NELES MANIFESTO | |
| Adriana Camejo da Silva Aroma, Mariana Ibañez Carvalho |
| REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
| Alex Sandro Andrade, Jurema Rosa Lopes, Eline Flores Victer |
| A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NA PROPOSTA CURRICULAR: A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA | |
| Senhora Rosmari Bortolini Schmidt |
| ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MIDIAS DIGITAIS NA AULA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES | |
| Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias |
| ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE RELEITURA DAS PRÁTICAS ESCOLARES | |
| Janice Rubira Silva |
| MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Neuza Terezinha ORO, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
| O ENSINO DE SIMETRIA POR MEIO DAS RENDAS DE BILRO | |
| Maria Jose Costa dos Santos |
| O SISTEMA MONETÁRIO E A MATEMÁTICA QUE O ENVOLVE | |
| Sidnéia Rosa de Lima, Dayane Gracielle Bento Galeano, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Cláudia Landin Negreiros |
| MATEMÁTICA A SERVIÇO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: RESULTADO PRELIMINAR | |
| Patricia Carrati Diniz Silva |
| RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO CURRICULAR E COTIDIANO FINANCEIRO: A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Lisani Wiethölder Stahlhöfer, Marlise Heemann Grassi, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
| EXPLORANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA MELHORIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Ana Paula Krein Muller, Geovana Luiza Kliemann, Giane Maris Eidelwein, Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius |
| ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES COM O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA | |
| Alexandre Branco Monteiro |
| A ORGANIZAÇÃO DA OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES | |
| Marceli Brummelhaus |
| SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO: NÚMEROS INTEIROS | |
| Anielle G. Vaz Coelho, Arlindo José de Souza Jr |
| ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO ÁBACO PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS E PROCESSOS DE CÁLCULOS | |
| Vítor Martins do Carmo, Anielle Glória Vaz Coelho, Mariana Martins Pereira |
| A PLANILHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PARA ACOMPREENSÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
| marlúbia corrêa de paula, Ana Laura Grams, Lori Viali |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II PROPORCIONANDO O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR | |
| Denise Ritter, Graciele de Borba Gomes Arend |
| DETECTANDO E RESOLVENDO OBSTÁCULOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Solimá Gomes Pimentel, Leonardo Pinheiro Silva |
| A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS | |
| Sabrina Brandão Feltrin, Ricardo Fajardo |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ULTRAPASSANDO OBSTÁCULOS NO ESTUDO DE FIGURAS PLANAS | |
| Stella Diniz de Oliveira |
| A SIMETRIA POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS | |
| Lidiane Schimitz Lopes, Gilson Leandro Pacheco Alves, André Luis Andrejew Ferreira |
| A INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ATRAVÉS DA GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES | |
| Paulo Ferreira do Carmo |
| BRINCAMÁTICA | |
| Denise Vieira Kazanowski, Glaziela Souza de Freitas Machado, Diarone Santos Câmara, Sandra Andrea Moraes Viezzer |
| ANÁLISE DO CONTEÚDO DE POLÍGONOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS ABORDAGENS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo |
| COMPARTILHANDO UM SABER DE EXPERIÊNCIA | |
| Marlise Furlan, Francisco Egger Moellwald |
| USO DIDÁTICO DE GLOSSÁRIOS COMO UM DIÁLOGO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
| Odenise Maria Bezerra, Kaline Souza Santos, Iran Abreu Mendes |
| DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria das Dores de Morais, Leonardo Bernardo de Morais |
| ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL RECOMENDADOS PELO PNLD 2011 – 2013. | |
| Maurício de Moraes Fontes, Dineusa Jesus dos Santos Fontes |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Edilene Farias Rozal, Roberta Modesto Braga Modesto Braga, Maria Lídia Paula Ledoux Paula Ledoux, Adilson Oliveira do Espírito Santo Oliveira Espírito Santo |
| O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Anderson de Abreu Bortoletti, Alvino Sant´Ana |
| ORIGAMI: EXPLORANDO AS DIFERENTES DIMENSÕES | |
| Letícia de Queiroz Maffei |
| PROPORCIONALIDADE: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
| A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Liana Krakecker, Angélica de Oliveira, Deise Nivea Reisdoefer |
| LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ISAAC NEWTON: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA | |
| Cristiano Rodolfo Tironi |
| ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA VARIÁVEL PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Éderson de Oliveira Passos, Angela Cristina dos Santos, Márcia Aparecida Mendes |
| UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marcia Lorena Saurin Martinez, Tanise Paula Novello |
| A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS... | |
| Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt |
| OS NÚMEROS NEGATIVOS NO UNIVERSO ESCOLAR | |
| Elias Galdino Neto, Eline das Flores Victer |
| AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
| ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO TEMAS ABORDADOS NA PROVA BRASIL | |
| Marli Teresinha Quartieri |
| UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lupi Scheer dos Santos, Carla Gonçalves Rodrigues |
| DIFICULDADES DOS ALUNOS DE 8º ANO COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INCÓGNITAS | |
| Maria Elizabeth de Oliveira Borges |
| PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ADOSLESCENTES: ENTRE VAN HIELE E PIAGET | |
| Rebeca Moreira Sena |
| O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL | |
| José Ricardo Ledur |
| UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES | |
| Karen Pereira Montagner, Ricardo Fajardo |
| PIBID NA SALA DE AULA E NO CONTRA TURNO – UMA ANÁLISE COMPARATIVA | |
| Patrícia Zanon Peripolli, Denise Ritter, Graciele de Borba Gomes Arend |
| DESCOBRINDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
| Maria Lucia Carvalho Fontanini, Marila Torres Aguiar, Felipe Almeida Duarte |
| MATEMÁTICA E LUDICIDADE: UMA PERFEITA COMBINAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Gilberto Junior Rocha, Denise Ritter, Patrícia Zanon Peripolli, Graciele de Borba Gomes Arend |
| A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REGISTROS NO LIVRO DIDÁTICO TUDO É MATEMÁTICA E NOS CADERNOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÓPOLIS/SE | |
| Dariela Santos Passos, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS | |
| Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos |
| O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS | |
| Evelize Martins Krüger Peres |
| TANGRAM | |
| ANELISE Hodecker, BIANCA Cecon |
| PROPOSIÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR COM NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Suelen da Silva Meireles |
| REPRESENTANDO, MANIPULANDO E EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS: EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EXTENSÃO. | |
| Jany Santos Souza Goulart, Luiz Marcio Santos Farias, Luiz Marcio Santos Farias |
| MATEMÁTICA E ORIGAMI NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Silvia Barbosa da Silva, Milena Cristini Silva |
| O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS | |
| Gilson Braviano, Giselle Cristiane Martins Lunardelli |
| APRENDENDO POLINÔMIOS UTILIZANDO O ALGEPLAN: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Vaneila Bertoli |
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO | |
| Gaudencio Almeida Costa Junior, Amanda Moura Da Rocha, Damira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes |
| ADIÇÃO DE NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO | |
| Cristiano Cardoso Pereira |
| ESCRITA NAS AULAS MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA... | |
| Marizoli Regueira Schneider |
| AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO NO SIENA COM NÚMEROS DECIMAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosana Pinheiro Fiuza, Karina Sales Nunes |
| CAMINHOS PERCORRIDOS NA RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS COM O TEMA EQUAÇÕES DE 1º GRAU | |
| Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
| A MEDIANA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA | |
| Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, Thayann Menezes da Costa Campos, Carlos Alberto de Miranda Pinheiro |
| CÂMBIO MONETÁRIO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | |
| Michelle Ribeiro Amorim |
| O ENSINO DE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UM ESTUDO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA E DOS REGISTROS DOS CADERNOS DE ALUNOS DO 7º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE | |
| Clésia Maria dos Santos Lapa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
| QUANDO ATIVIDADES DO PIBID NÃO DÃO CERTO | |
| João Ricardo Viola Santos, Alexandre Barcelos da Silva, Alexandre Barcelos da Silva, Gabriel Minuzzo, Gabriel Minuzzo |
| TRABALHO EM GRUPO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES | |
| João Ricardo Viola Santos, Alexandre Barcelos da Silva, Gabriel Minuzzo |
| A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
| Marcus Bessa de Menezes |
| PROJETOS DE TRABALHO E ETNOMATEMÁTICA INTEGRADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luzia Voltolini, Carmen Teresa Kaiber |
| Jogo dos Multiplos e Divisores | |
| Maria Elaine dos Santos Soares, Cristiane Stedille Dall'Alba, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática no Ensino Médio
| A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA ILUMINADO PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ENSINO E DE LIVROS-TEXTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO NA ÓPTICA DAS DIMENSÕES DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E DOS REGISTOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Geraldo Vernijo Deixa, Rosana Figueiredo Salvi, Marinez Meneghellos Passos |
| A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES | |
| Thaísa Jacintho Müller, Marciane Linhares Carlos |
| DESCOBRINDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL | |
| Ednei Luís Becher |
| ENSINO DE PROBABILIDADE: CONCEPÇÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINSTATS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM | |
| Camila Cristina Lopes, Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva |
| JOGOS MATEMÁTICOS: UM ATRATIVO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque, Cássia da Silva Nascimento, Sara Cristina Machado da Silva |
| A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS | |
| Ana Paula de Souza Colling, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
| A GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TRIGONOMETRIA SOB O PONTO DE VISTA DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE | |
| Nadson de Jesus Lima |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA APLICAÇÃO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Dilamar Reis Lamberty, Charles Zuconeli Guimarães |
| O USO DO QUESTIONÁRIO COMO MEIO PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES ACERCA DOS CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA, ESFÉRICA E HIPERBÓLICA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
| Ana Paula de Souza Colling, Juliana Silva |
| CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TEMAS PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Clarissa de Assis Olgin |
| A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS, LINGUAGEM MATEMÁTICA E APLICAÇÕES. | |
| Norton Pizzi Manassi, Arno Bayer |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA NO SISTEMA DE PASTEJO VOISIN | |
| Elizete Maria Possamai Ribeiro, Rafael dos Reis Paulo |
| ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Elisete Adriana José Luiz |
| A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL PARA A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO | |
| Mariana Lima Duro, Giseli Verginia Sonego, Ana Queli Mafalda Reis |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Lúcia Holz Luz, Arno Bayer |
| A ÁGUA QUE MATA A NOSSA SEDE É A MESMA QUE PODE NOS MATAR | |
| Aluízio Ribeiro Pinheiro, Odirley Ferreira Silva |
| A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
| GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO AO REALIZAR A PROVA DO ENEM 2012 | |
| Manoela Franco |
| PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE | |
| Paula Beatriz da Silva Serpa, Andréia Dalcin, Alvino Alves Sant'Ana |
| O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235 | |
| Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
| A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Simone Simionato dos Santos Laier |
| A MATEMÁTICA E A UNIDADE CURRICULAR OFICINA DE INTEGRAÇÃO NO IFSC – CÂMPUS CHAPECÓ | |
| Elizangela Weber da Luz |
| UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA | |
| Luciane Santana Pereira, Osmar Martins Almeida Júnior, Héctor José García Mendoza |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PELO PIBID- SUBPROJETO MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NESTE COLÉGIO | |
| Alex Almeida de Souza |
| MUDANÇAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA NO RS: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO | |
| Fabíola Carla Teffili, Adriana Richit |
| ABORDANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA DE FORMA LÚDICA | |
| Denise Ritter, Alessandra Vargas, Raquel Dalla Nora Michelon, Adriana Matos, Renata Dessbesel |
| JOGOS MATEMÁTICOS E AFETIVIDADE MELHORANDO O APRENDIZADO DO ALUNO | |
| Greice Kellen Morche |
| TRABALHANDO COM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO | |
| Lucas Balthazar Leite, Renan Petter Quadros |
| ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL | |
| Angela Maria Pacini Schu, Anderson Adilson Pacini |
| OFICINA DA CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Angélica Schossler, Ana Paula Scheeren, Vânia Beatriz Dreyer, Andréia Spessatto De Maman |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA | |
| Alessandra Querino da Silva, Tatiana Silva dos Santos |
| AULAS DE MATEMÁTICA: COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS | |
| Lenice Mirandola da Rocha, Marlise Gueller |
| MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Elisânia Santana de Oliveira, Weverton Santos de Jesus |
| A EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA AO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA | |
| Jó Adriano da Cruz, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS | |
| Jessica Lopes Silva |
| REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA | |
| Luana Soares de Albuquerque, Erika Eduarda Araújo Sousa, Héctor José García Mendoza |
| REFLEXÕES SOBRE O USO DE DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO | |
| Filipe Sarmento Barreto, Fernanda Hart Garcia |
| DESCARTES DA SOCIEDADE: CONTEXTUALIZANDO A METEMÁTICA A PARTIR DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR | |
| Íngrid da Rosa Mathias Valério, Bruna Farias Xavier, Laura Leal Moreira |
| O USO DO TEODOLITO COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA | |
| Giselle Anna Oliveira Silva, Verônica Ferreira dos Santos, Samantha da Silva Vargas, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto |
| A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO | |
| Elisângela Rovaris Nesi |
| O USO DE ELEMENTOS DA NATUREZA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA | |
| Francisco Flavio Nogueira, Arno Bayer |
| ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS NÚMEROS E OPERAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO | |
| Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber |
| DA GEOMETRIA A TRIGONOMETRIA, UMA REFLEXÃO SOBRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 | |
| Maria Cristina Hueb |
| TRABALHANDO COM PRISMAS E SUAS DIFERENTES ESFERAS DE PRÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. | |
| Francisco José Brabo Bezerra, Caroline Miano Lima |
| UM MODO DIFERENTE DE VER A MATEMÁTICA | |
| Ironi Clarice Prass |
| OBJETOS DE APRENDIZAGEM ELETRÔNICOS COM ANÁLISE COMBINATÓRIA | |
| Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa |
| DISCUTINDO O ENSINO DE FUNÇÕES A PARTIR DO JOGO FAMÍLIA DE FUNÇÕES | |
| Gisele Cristiane Alves, Vania Silva Rodrigues |
| Projetos de Trabalho no Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio | |
| Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática no Ensino Superior
| UMA INTRODUÇÃO AO CÁLCULO PARA ALUNOS DE ENGENHARIAS: NOVAS ESTRATÉGIAS E VELHOS ERROS. | |
| Jorge Brandão |
| NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR | |
| Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing |
| UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA | |
| Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima |
| INTEGRAL DEFINIDA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TRANSPOSIÇÃO | |
| Luciana Boemer Cesar Pereira, Guataçara dos Santos Junior, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
| RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
| UM ESTUDO SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Simone Simionato dos Santos Laier, Gladys Denise Wielewski |
| ATIVIDADES NO MAXIMA PARA O ENSINO DE CÁLCULO | |
| Hugo Alex Diniz, Cristina Lúcia Dias Vaz |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE UMA PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA | |
| Camila Aparecida Lehnen, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NUMA PERPESCTIVA INTERCULTURAL: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO | |
| Cintia Melo dos Santos |
| APLICAÇÕES DAS DERIVADAS E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: | |
| Daniele Cristina Gonçalves, Frederico da Silva Reis |
| A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO IMPACTO DO APOIO PEDAGÓGICO OPORTUNIZADO PELO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM (LAPREN) NO DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes |
| MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
| Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
| UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL | |
| José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
| A ABORDAGEM DE NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA PLANA DE UM CURSO DE LICENCIATURA | |
| Paulo Roberto Vargas Neves, Alan Henrique Gomes Coimbra |
| CONCEITO IMAGEM, CONCETO DEFINIÇÃO E O ENSINO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL | |
| HEITOR ACHILLES |
| EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: INICIAÇÃO DA PESQUISA EM MATEMÁTICA | |
| João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes, Monica Bertoni dos Santos |
| NÚMEROS COMPLEXOS: RUMO A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Cassiano Scott Puhl |
| NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA... O APRENDER E A ESCRITA | |
| Lisete Bampi, Francisco Moellwald, Gabriel Camargo, Fernanda Kettermann |
| EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DA PUCRS | |
| Thaísa Jacintho Müller, Neda da Silva Gonçalves, Marilene Jacintho Müller, Matheus Jacobs |
| O ENSINO DE CALCULO NUMÉRICO UTILIZANDO O SCILAB | |
| Tatiane Reis do Amaral, Neila Gualberto Leite, Alan Oliveira da Silva |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MINICURSO DA CALCULADORA FINANCEIRA HP-12C | |
| Giovana de Oliveira, Paulo Pires Rusezyt, Julhane Alice Thomas Schulz |
| AS CÔNICAS NAS CONSTRUÇÕES CIVIS DE BRUSQUE | |
| Paloma Gabriele Novaes De Lorenzo |
| A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO A PESQUISA E A EXTENSÃO: PRÉ-VESTIBULAR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL | |
| Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
| Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
| POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES DO EAD NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
| Mercedes Matte da Silva, Lorí Viali, Régis Lahm |
| UM LEVANTAMENTO DE DISPOSITIVOS TOUCHSCREEN VOLTADOS AO APRENDIZADO MATEMÁTICO | |
| Alexandre, Bárbara, Marcelo Rodrigues de, Caroline C. C. da, Almeida Assis, Silva, Bairral |
| SOFTWARES EDUCACIONAIS SOBRE FUNÇÕES MATEMÁTICAS: SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS MATEMÁTICOS E EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E DE FUNCIONALIDADE | |
| Carlos Alberto Tavares Dias Filho, Verilda Speridião Kluth |
| FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA BÁSICA: EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA | |
| Maria Adelina Raupp Sganzerla, Douglas Lang, Marlise Geller |
| TENDÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA REVELADAS NOS ANAIS DOS EDUCON’S (2007-2012) | |
| Marcelo Santos Silva, Denize da Silva Souza, Valdecí Josefa de Jesus Santos |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TIC: UM APRENDER NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO SECULO XXI | |
| Marlúbia Corrêa de Paula, Lori Viali |
| GEOGEBRA 3D E QUADRO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. | |
| Rodrigo Sychocki da Silva, Germano Mateus Zugno Machado, Naiara Dal Zotto, Kelen Berra de Mello |
| JOGOS ELETRÔNICOS: UM APRENDER LÚDICO E VIRTUAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Daniela Renata Jacobsen, Rosária Sperotto |
| OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CURSO TEOREMA DE PITÁGORAS | |
| Murilo Cretuchi Delfino de Oliveira, Sani Carvalho Rutz da Silva, Rosemeiry Castro Prado |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PRÁTICA ATRATIVA VALENDO-SE DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
| Aline Silva De Bona, Nilo Barcelos |
| AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS TUTORES REFERENTES AO ENSINO DE GEOMETRIA NO CURSO NORMAL SUPERIOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
| Aldrin Cleyde Cunha |
| O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO PERCEBENDO O OUTREM PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE | |
| Denílson José Seidel, Maurício Rosa |
| CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O GEOGEBRA. | |
| Vilmar Gomes da Fonseca, André Luiz Souza Silva, Bruno Vianna dos Santos, Everton Ferreira Santiago, Isabela Luz Marçal |
| DÚVIDAS ON LINE: INTERAÇÃO EM AMBIENTES INFORMATIZADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Roberta Nara Sodré de Souza |
| O AMBIENTE LOGO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM: UM MICROMUNDO PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA | |
| Flávia de Ávila Pereira |
| OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
| Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
| PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA | |
| Juliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
| A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MÁXIMA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ACERCA DO DOMÍNIO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS | |
| Fabio Luiz de Oliveira, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
| SOFTWARE MAPLE E A REFLEXÃO SOBRE O ERRO NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Darlã Nogara Oliveira, Mariana Lima Duro |
| ESTRATÉGIAS DE GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES E O SOFTWARE MIGEN | |
| Fernando Mello Trevisani, Marcus Vinicius Maltempi |
| FACEBOOK: UMA NOVA AVENTURA NAS TRAMAS DESTA REDE | |
| Cristiane Soares Araújo, Andre Luis Andrejew Ferreira, Aline Brum Loreto |
| EL TEOREMA FUNDAMENTAL DEL CÁLCULO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA ONLINE | |
| Edison Alberto Sucerquia-Vega, René Alejandro Londoño Cano, Carlos Mário Jaramillo López |
| O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS | |
| Eliana Bevilacqua Salin, Jarbas Dionisio Camargo |
| POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO E SELEÇÃO DE TDIC PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS | |
| Elias Antonio Almeida Fonseca, Eduardo Barrére |
| PROCURANDO ENTENDER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA GERAÇÃO HOMO ZAPPIENS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DE ENSINO | |
| Raquel Martins Araújo, Denise Nascimento Silveira |
| O PROBLEMA DO TESOURO: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DISCUTINDO SOLUÇÕES. | |
| Erika Silos de Castro |
| AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS DIGITAIS | |
| Cristian Douglas Poeta, Marlise Geller |
| INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS EN EL AULA DE CLASE DE MATEMÁTICAS. ¿UNA NECESIDAD PARA EL PROFESOR? | |
| jackelinne Galvis Rojo, Lida Yaneth Vélez Espinosa, Jhony Alexander Villa Ochoa |
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROBLEM POSING COM O CIBERESPAÇO | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
| A CYBERFOMAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA O PIBID MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
| ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI | |
| Samanta Stein da Silva, Andréia Dalcin |
| UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Andréia Dalcin, Fernanda Wanderer |
| ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA | |
| Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
| DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI | |
| Mayara de Araujo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado de Lara |
| UTILIZANDO FILMES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Roseana Coelho |
| A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DAS FRAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS | |
| Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| ESTUDOS ETNOMATEMÁTICOS: UMA POSSÍVEL CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL | |
| Renata Vieira dos Santos, Eliane Maria Hoffmann Velho, Isabel Cristina Machado de Lara |
| PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS NO CINEMA | |
| Marger da Conceição Ventura Viana |
| AS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO RS E O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
| GRANDEZAS E MEDIDAS: SURGIMENTO HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR | |
| Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: Contribuições da História da Matemática | |
| José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
| INCOMENSURABILIDADE E NÚMERO IRRACIONAL: A ANTIFAIRESE COMO INTERFACE ENTRE O GEOMÉTRICO E O ARITMÉTICO | |
| Fernando Augusto da Silva Souza |
| UMA METODOLOGIA PARA OS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A HISTÓRIA ORAL | |
| Marinéia dos Santos Silva |
| RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A TRIGONOMETRIA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Vaneila Bertoli |
| ASSOCIANDO A HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA AO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO | |
| Camila Pissatto, Ivanete Fátima Blauth, Deise Nivea Reisdoefer |
| MATEMÁTICA: A BUSCA POR SEUS FUNDAMENTOS E O SURGIMENTO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
| Wesley Ferreira Nery, Rosemeire de Fatima Batistela |
| O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA RECHENBUCH FÜR DEUTICHE SCHULEN IN BRASILIEN ADOTADO EM ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS NA REGIÃO DE LAJEADO, NO RIO GRANDE SUL | |
| Cíntia Regina Fick |
| A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO FACILITADOR DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO | |
| Eline das Flores Victer, Carlos Antonio de Souza, Jurema Rosa Lopes |
| LIVRO DIDÁTICO E TELENOVELA EDUCATIVA: COMO FUNCIONAM? | |
| Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel |
| MATEMÁTICA: DA ARTE EMPÍRICA A CIÊNCIA ESCOLAR | |
| ODIRLEY FERREIRA SILVA, ALUIZIO RIBEIRO PINHEIRO |
| DIFERENTES MODOS DE OLHAR A ETNOMATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS BRASILIROS | |
| Jonatha Daniel dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara |
| A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DOS JESUÍTAS NO RIO GRANDE DO SUL | |
| Silvio Luiz Britto, Arno Bayer |
| A HISTÓRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
| Lidiane Schimitz Lopes, Antônio Maurício Medeiros Alves |
| O USO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIONAL METROPOLITANA NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO | |
| Lima Lima Serpa |
| A ETNOMATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO PROCESSO DA PRODUÇÃO DO CARVÃO | |
| Luciana Micheli Martins Alves, Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
| O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Claiton Müller, Thaís Schulz, Mauricio José Testa, Edson Carpes Camargo |
| PROJETO INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UPF | |
| Eliamar Ceresoli Rizzon, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Rosa Maria Tagliari Rico, Rosana Maria Luvezute Kripka, Sandra Mara Marasini |
| TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA BREVE REFLEXÃO NA DOCÊNCIA | |
| Lidinara Castelli Scolari, Neiva Ignês Grando |
| NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE ESTADUAL EM SERGIPE | |
| Rone Peterson Oliveira Santos, Denize da Silva Souza |
| FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria de Fátima Mello de Almeida, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marta Burda Schastai, Willian Damin |
| PIBID MATEMÁTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Mauricio Ramos Lutz, Jussara Aparecida da Fonseca |
| ESTUDO DOS IMPACTOS DE UMA RELAÇÃO INSTITUCIONAL E PESSOAL COM O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA | |
| Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
| O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM PROCESSO CONTÍNUO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES | |
| José Roberto Costa, Regina Maria Pavanello |
| LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE | |
| Gustavo Steinmetz, Izabel Gioveli, Danusa de Lara Bonotto, Ana Maria Basei |
| REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT | |
| Vinicius Machado Pereira dos Santos |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA GESTAR II: UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS NORTEADORES | |
| Denize Silva Souza, Valdeci Josefa de Jesus Santos |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO PONTES | |
| Fabiana Fattore Serres, Mariana Lima Duro, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
| OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEFS | |
| Eliane Santana de Souza, Nadson Lima, Josemir da Paixão de Souza, Gilcimar Santos |
| OS EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA QUE ESTÃO NA DOCÊNCIA E SUAS CONCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO CURSO | |
| Lélia de Oliveira Cruz |
| CONHECIMENTOS MOBILIZADOS DURANTE UMA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE POR QUÊS MATEMÁTICOS: O CASO DA DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
| Jeferson Gomes Moriel Junior, Gladys Denise Wielewski, Miguel Montes |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO E NO ESPAÇO POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS | |
| Liliane Rose Refatti, Eleni Bisognin |
| O PROCESSO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID EM UMA ESCOLA BILÍNGUE | |
| Daiane Kippper, Livia Bittencourt Gomes |
| UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE | |
| Darlan Jessé Burnier, Alessandra Nitschke, Juliana Comunello, Mariana Zolet Rigo |
| DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO ESTUDO DO PETRÓLEO EXTRAÍDO DO PRÉ-SAL. | |
| Darlan Jessé Burnier, Clisman Uolin Bach, Deise Nivia Reisdoefer |
| O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Marlene Menegazzi |
| USO DO CINEMA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA ASSOCIADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
| Leandro Millis da Silva, Isabel Cristina Machado de Lara |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO | |
| Vanessa Scheeren, Sharon Genevieve Araujo Guedes, Margarida Maria Rodrigues Negrão |
| INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
| Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
| O EDUCAR PELA PESQUISA: UM CAMINHO PARA NOVAS APRENDIZAGENS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Fabiana de Jesus Oliveira |
| B-LEARNING: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE “OBSERVAR COM SENTIDO” | |
| Lucas Gabriel Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| APRESENTANDO UM CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2005 A 2012 | |
| Edinalva da Cruz Teixeira Sakai, Patrícia Sandalo Pereira |
| PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NOS ANAIS DA ANPED | |
| Laura Pippi Fraga |
| AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Daniela Miranda Fernandes Santos, Maria Raquel Miotto Morelatti |
| DA PRÁTICA À TEORIA: EXPLORANDO NOVOS CAMINHOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO LÓCUS ESCOLAR | |
| Janaina Freitas dos Santos, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
| CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Josélia Euzebio da Rosa |
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA (DES)AGRADÁVEL? | |
| Izabel da Silva Santos, Micheli Cristina Starosky Roloff |
| UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO TANGRAM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES | |
| Joelma Fatima Torrel Mattei, Jutta Reuwsaat Justo |
| MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Rosemara Perpetua Lopes, Eloi Feitosa |
| ESTUDO DOS IMPACTOS DA FORMAÇÃO E DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E PESSOAIS DOS PEDAGOGOS EM RELAÇÃO Á MATEMÁTICA | |
| Alex Almeida de Souza |
| MATERIAIS MANIPULATIVOS MOTIVANDO FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
| Roberta Modesto Braga, Edilene Farias Rozal, Maria Lídia Paula Ledoux, Adilson Oliveira Espírito Santo |
| INTERNET E REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIFICULDADES E SOLUÇÕES. | |
| Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo, Maurivan Ramos |
| ABANDONO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFNMG – CAMPUS JANUÁRIA | |
| Maria Eva Freire Alkimin, Tatiane Reis Amaral, Neila Gualberto Leite |
| CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: UMA INTERLOCUÇÃO COM O TEMPO VIVIDO | |
| Vinícius Pazuch, Maurício Rosa |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) | |
| Roberta Schnorr Buehring |
| O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca |
| UMA INTRODUÇÃO DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
| Josemir da Paixão de Souza |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: DAS CONCEPÇÕES ÀS AÇÕES PROMOVIDAS | |
| Luana Angélica Alberti Zanatta, Adriana Richit |
| MONITORIA VIRTUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Odimógenes Soares Lopes, Patricia Rosana Linardi |
| A DIFICULDADE DE ALIAR TECNOLOGIA COM A METODOLOGIA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
| Gesinaldo dos Santos |
| O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO TIMOR-LESTE | |
| Daniela Alves Soares, Marcelo Marcos Bueno Moreno |
| O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| Jaqueline Gomides da Costa, José Pedro Machado Ribeiro |
| CONVERSAS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A VIOLÊNCIA ESCOLAR EM FOCO. | |
| Cristiane Rodrigues Capra, Rizamar Pereira de Aguiar |
| A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Rosana Maria Luvezute Kripka, Silvio Antônio Bedin |
| FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA MATEMÁTICA: O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | |
| Taís Montelli dos Santos, Luana Danelli da Silva, Flávia Costa de Oliveira, Sandra Mara Marasini |
| IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATUR EM MATEMÁTICA DO CÂMPUS BENTO GONÇALVES DO IFRS: DESACOMODAÇÃO NA ROTINA INSTITUCIONAL DIANTE DAS TÁTICAS DE GOVERNAMENTO | |
| Delair Bavaresco |
| A PARCERIA SESI-SP / PUC-SP EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Anderson Barros Lucas |
| EXPECTATIVAS INICIAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | |
| Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| CRISE NO ENSINO DE MATEMÁTICA? OS AMPLIFICADORES QUE POTENCIALIZAM O FRACASSO DA APRENDIZAGEM | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| HISTÓRIA COMO TENDÊNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA PRÁTICA ATUAL DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | |
| Josinalva Estacio Menezes |
| A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE EM ATIVIDADES COM JOGOS MATEMÁTICOS: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CIDADANIA | |
| Josinalva Estacio Menezes |
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS | |
| Jacqueline Oliveira de Melo Gomes, Angélica Fountoura |
| OFICINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES- EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES | |
| Valdecí Josefa de Jesus Santos, Denize da Silva Souza, Denize da Silva Souza |
| INVESTIGANDO EPISTEMOLOGIAS ESPONTÂNEAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU | |
| Alex Bruno Carvalho dos Santos, George Christ Caraveo da Silva, José Messildo Viana Nunes |
| RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEFS | |
| Alex Almeida de Souza |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DOS MESTRANDOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO) | |
| Cíntia Mariza Moreira, Eline das Flores Victer, Jurema Rosa Lopes |
| LA ESCRITURA ACERCA DE SI MISMO COMO ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA | |
| Fredy Enrique González |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: QUESTÕES DA PRÁTICA EM ABERTO | |
| Denise Nascimento Silveira |
| HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS/MS | |
| Tiaki Cintia Togura Faoro |
| REFLETINDO, A LUZ DA LITERATURA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. | |
| Renata Camacho Bezerra |
| RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM PROBLEMAS DE CONTAGEM | |
| Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Ruy César Pietropaolo |
| PERFIL DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO: A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA POSTURA INVESTIGATIVA NO DECURSO DA FORMAÇÃO INICIAL | |
| Celina Amélia da Silva, Carmen Teresa Kaiber |
| PROPOSTAS PARA PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS HISTÓRICAS | |
| Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Iran Abreu Mendes |
Avaliação em Educação Matemática
| CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
| Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Pilar Azcárate Goded |
| OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UMA DAS ANÁLISES POSSÍVEIS. | |
| Josaine Moura Pinheiro |
| AVALIAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM DISCURSO SOBRE SUAS CORRELAÇÕES | |
| José Milton Lopes Pinheiro, Elias Antonio Aalmeida da Fonseca |
| AVALIAÇÃO MATEMÁTICA COMO FORMA DE VALORIZAR O CONHECIMENTO DO ALUNO | |
| Marcos Rodrigo Gomes |
| DESAFIOS E INICIATIVAS DURANTE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
| Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais |
| O ERRO MATEMÁTICO INTERPRETADO EM REVISTAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Figueiredo Salvi |
| AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E GRUPOS DE ESTUDOS: UMA DAS ETAPAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
| André Luis dos Santos Menezes |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| REFLEXÕES SOBRE O ESCREVER MATEMÁTICO | |
| Aruana da Rosa Sedrês |
| RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DOS DEVERES DE CASA DE MATEMÁTICA | |
| Débora de Lima Velho Junges, João Cândido Moraes Neves, Juliana Meregalli Schreiber |
| A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E A FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA | |
| Gabriela dos Santos Barbosa |
| MATEMÁTICA: UMA EXPERIENCIA COM INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA NO ENSINO DE SURDOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. | |
| Vinicius Martins Flores |
| A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA | |
| Rafaela Padilha, Viviane Polachini, Edson Carpes Camargo |
| OPERAÇÕES FORMAIS CONSTITUÍDAS NOS MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO MEDIADA POR TECONOLOGIAS | |
| Rebeca Moreira Sena |
| O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
| Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
| A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇOES ALGEBRICAS LINEARES | |
| Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
| TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO UTILIZANDO PRINCÍPIOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| MATHEUS SANTOS OLIVEIRA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS MADRUGA |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O TEMA PREÇO DE ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE SANTA MARIA | |
| Sabrina Londero Rossato, Tatiana Piscilla Martins Teixeira de Carmargo, Francine Lanes Monteiro, Ivania Enes, Suzane Paula, Vanilde Bisognin |
| NARRATIVAS DE UM CARNAVALESCO: DAS RELAÇÕES ENTRE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL E MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Maria Salett Biembengut |
| MODELANDO CONCEITOS INICIAIS DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Milena Abreu Resende, Vitor Martins do Carmo |
| MULTIPLOS OLHARES SOBRE TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS | |
| Natalia Marques Gonçalves, Alessandra Lucila de Sousa Nascimento, Maísa Gonçalves da Silva |
| COMUNIDADE DE PRÁTICA LOCAL: PRÁTICAS PARTILHADAS NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Bárbara Cândido Braz, Lilian Akemi Kato |
| O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. | |
| Sheila Leontina Weiverberg, Claudia Carreira da Rosa |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO TEÓRICO | |
| Danusa de Lara Bonotto, Isabel Cristina Machado de Lara |
| OBTENÇÃO DE FUNÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E EXPONENCIAIS A PARTIR DE SENSORES DE TEMPERATURA | |
| Israel Matté |
| A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA. | |
| Francisco Diogo Lopes Filho, Edilene Farias Rozal |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA E A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL | |
| Denise Knorst da Silva |
| INTERPRETANDO GRÁFICOS DE SOLUÇÕES DE UM MODELO MATEMÁTICO | |
| Débora da Silva Soares |
| IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO RAYLEIGH-RITZ APLICADO A UM MODELO DE DEFLEXÃO DE VIGA USANDO O MATLAB | |
| Yuri Elias Rodrigues, Eliete Biasotto Hauser |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: AVALIANDO AS CONVERSÕES E TRATAMENTOS EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO | |
| Neila de Toledo e Toledo, Carise Elisane Schmidt |
| MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Luana Tais Bassani, Flaviane Titon Predebon, Sheila Mello da Silveira |
| BASES EPISTEMOLÓGICAS SITUADAS EM PESQUISAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM TRABALHOS PUBLICADOS NAS REVISTAS BOLEMA E ZETETIKÉ | |
| Edilene Farias Rozal, Marisa Rosâni Abreu da Silveira Abreu Silveira |
| LINGUAGEM E TRATAMENTO DE ERROS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM | |
| Roberta Modesto Braga, Adilson Oliveira Espírito Santo |
| AQUECIMENTO GLOBAL: MODELOS DA EMISSÃO DE CO2 DECORRENTE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL | |
| Jennifer Valleriano Barboza, Deise Nivea Reisdoefer |
| O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE VÍDEOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTOS | |
| Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES A PARTIR DOS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE | |
| Oziel Souza, Ana Paula Rocha |
| UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E EPRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO NO ÂMBITO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| João Cândido Moraes Neves, Débora de Lima Velho Junges, Juliana Meregalli Schreiber, Marta Detanico Vieira, Fernanda Rogéria Noronha Santos |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONCEITOS | |
| Márcio Albano Lima |
| MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MODELANDO OS PLANOS DE OPERADORAS TELEFÔNICAS | |
| Vítor Martins do Carmo, Milena Abreu Resende, Fabiana Fiorezi Marco |
| A MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA PARA A COMPREENSÃO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS | |
| Pablo Jovellanos dos Santos Lima, Claudianny Amorim Noronha |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O | |
| Alessandra Fabian Sostisso |
| FERMENTAÇÃO DO PÃO: ESTUDO A PARTIR DE UM EXPERIMENTO MATEMÁTICO | |
| Darlã Nogara Oliveira, Bruna Stail, Julhane Alice Thomas Schulz |
| O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| HEITOR ACHILLES, ADRIANA DE BARROS LEITE THORSTENSEN |
| MODELOS MATEMÁTICOS PARA A EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS | |
| Joice Viviani Birk, Eliete Biasotto Hauser, Vandoir Stormowski |
| PANORAMA MUNDIAL DA ÁGUA: CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR | |
| Luana Tais Bassani, Alexssandra Pasuch, Deise Nívia Reisdoefer |
| COMPOSIÇÃO DE PREÇOS DE UMA CESTA DE PRODUTOS: UM MODELO MATEMÁTICO NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke, Moacir Manoel Rodrigues Jr. |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E TRAGÉDIAS NATURAIS – SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE (RE)CONSTRUÇÃO EM BLUMENAU-SC | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke, Moacir Manoel Rodrigues Jr. |
| MODELAGEM MATEMÁTICA DA INFORMAÇÃO: A ENTROPIA COMO MEDIDA DE IMPORTÂNCIA NA ANÁLISE DE PROBLEMAS DECISÓRIOS MULTICRITERIAIS | |
| Nelson Hein, Adriana Kroenke, Moacir Manoel Rodrigues Jr. |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRSILEIRA: UM MAPA DO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO | |
| Morgana Scheller |
| MODELAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Lisiane Milan Selong, Maria Salett Biembengut |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NA TRANSFORMAÇÃO DA DETERMINAÇÃO DO PROBLEMA | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Tiago Weingarten |
| Uma proposta de investigação aos estudantes do Ensino Médio Politécnico | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Rodrigo Soares Saraiva |
| O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE PESQUISAS | |
| Rodrigo Dalla Vecchia, Juliana Colombo de Loreto Barroso |
Filosofia da Educação Matemática
| OS MÚLTIPLOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA "LÓGICA" | |
| Alessandro Pinto Ribeiro, Suelen Assunção Santos, Josaine de Moura Pinheiro |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA: UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DA FILOSOFIA | |
| Fernanda Wanderer |
| CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Luciano Sant'Ana Agne |
| UMA ANÁLISE SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DA TRISSECÇÃO DO ÂNGULO | |
| Everaldo Fernandes Barbosa |
Educação Matemática e Inclusão
| DISCALCULIA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS | |
| Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
| ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO TRABALHO COM ÂNGULOS | |
| Maíra Kelly Silva Pereira |
| O ALUNO SURDO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO EM NATAL, RN | |
| Maria José Silva Lobato |
| O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO MULTIPLANO – UM ESTUDO DE CASO. | |
| José Carlos Gonçalves Gaspar, Luis Otavio da Silva, Vilmar Gomes da Fonseca, Wallace Vallory Nunes, André Luis Sousa Silva, Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva |
| OFICNA DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: TRABALHANDO COM MEDIDAS DE CAPACIDADES | |
| Mariane Kneipp Giareta, Estela Rosso dos Santos, Juliano Zanon |
| REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DOS TRADUTORES/ INTÉRPRETES DE LIBRAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS: QUALIFICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS | |
| Nádia dos Santos Gonçalves Porto, Daniel Duarte Silveira |
| UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
| Adriano Vargas Freitas |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL POR MEIO DAS RELAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO | |
| Fernando de Candido Pereira, Rivaneide Antônia de Lima |
| CONGRUÊNCIA DA IN(EX)CLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR | |
| Fábio Leão, Suelen Santos |
| ATIVIDADE DOCENTE EM SALAS INCLUSIVAS | |
| Simone Maria Alves de Lima, Carmen Lucia Artioli Rolim |
| AMBIENTES DE INCLUSÃO: INVESTIGANDO ARTEFATOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM PORTUGAL | |
| Henrique Arnoldo Junior |
| INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: BUSCANDO A AUTONOMIA SOCIAL | |
| Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| PROPOSTA DE APLICATIVO ANDROID PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE PESSOAS COM AUTISMO | |
| Cleusimari M. Colombo Mello, Maria Adelina Raupp Sganzerla |
| AS ALTAS HABILIDADES E O IMPERATIVO DA INCLUSÃO | |
| Karin Ritter Jelinek |
| TRABALHO COM PROJETOS: UM OLHAR PARA A ESCOLA | |
| Denival Biotto Filho |
| PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
| Danise Regina Rodrigues da Silva, Maria Helena Maffei Wolf, Sônia Maria Monteiro da Silva Burigato |
| DEFICIENTES VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE FUNÇÃO | |
| Nilza dos Santos Rodrigues Cézar |
| A VOZ DOS “INCLUÍDOS”: CONCEPÇÕES DO ALUNO SURDO QUANTO A SUA INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOMETRIA EM SALAS REGULARES | |
| Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo |
| RETROSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PUBLICADAS NO CIEM | |
| Osmar Antônio Cerva Filho, Marlise Geller |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PSICOLOGIA COGNITIVA: INTERVENÇÃO INTEGRADA EM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO | |
| Ana Márcia Tucci de Carvalho |
| ATIVIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
| Bárbara Alves Freitas Romano |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL | |
| Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
| COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA POR ALUNOS DO 8º ANO | |
| Willian Damin, Guataçara dos Santos Júnior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Maria de Fátima Mello de Almeida |
| A DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO E O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Camila da Silva Nunes, Arno Bayer |
| QUESTÕES AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer |
| A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA AÇÃO DE INVESTIGAR PARA OS ESTUDANTES | |
| Sabrina Letícia Couto da Silva, Aline Silva De Bona |
| ANÁLISE DAS ATITUDES E IMAGEM EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO | |
| Márcia Elisa Berlikowski, Lori Viali |
| ATITUDES EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Cristiane Johann Evangelista, Arno Bayer |
| O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E A PESQUISA NA SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DA LITERACIA NA ESTATÍSTICA PARA ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO | |
| Lori Viali, Magnus Cesar Ody |
| OS REGISTROS SEMIÓTICOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DA EJA NA INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM REPRESENTAÇÕES TABULARES E GRÁFICAS | |
| Reinaldo Feio Lima, Lori Viali |
| A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin |
| OFICINAS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO SOB A ÓTICA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
| Milena Ruas Marques, Yuri Wladimir Pitthan, Lidiane Santos de Freitas, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |



