Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


qualidade do professor é um fator importante para o bom desempenho do aluno, e a sua formação acadêmica tem por objetivos implicar na obtenção de aptidões e habilidades que proporcionarão conhecimento e segurança no desenvolvimento do contexto escolar da educação matemática.

Desta forma, surge à necessidade de pesquisar qual é a formação acadêmica do professor de Matemática das séries iniciais do ensino fundamental, em especial do 5º ano. A referida pesquisa apresentará resultados que nos farão compreender se tal formação é o fator fundamental que implica para que os alunos se deparem com um professor preparado, em sua trajetória acadêmica, de conceitos matemáticos, de modo a fazer com que as suas aulas sejam elaboradas e apresentadas com o intuito de produzir significados matemáticos aos alunos.

Será feita uma analise do currículo dos cursos acadêmicos que preparam e formam esses professores, para que se possa compreender a formação Matemática que se vem dando aos professores que ministram aulas para essa etapa de ensino.

Palavras Chaves: Formação acadêmica. Currículo. 5º ano do ensino fundamental.


Texto completo: PDF