Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES
Karen Pereira Montagner, Ricardo Fajardo

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 18-10-2013

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem didática sobre o estudo de ângulos. Para tanto,foram elaboradas atividades e aplicadas em uma turma de 7º Ano. A formulação eaplicação das atividades, bem como a metodologia foram baseadas no enfoquesócio-cultural de Vygotsky e nos estudos sobre o desenvolvimento do pensamentogeométrico realizados pelo casal Dina e Pierre van Hiele. O objetivo de aliar a teoria e aprática ao ensino da matemática, em particular ao estudo de ângulos,baseando-se em uma reflexão sobre atividades práticas propostas em sala de aulafoi atingido. Nota-se também, que a relação professor aluno se modificaocorrendo uma maior interação entre ambos devido às atividades tornarem asaulas mais atrativas e com isso maior construção do conhecimento. O interesse é contribuir para aformação continuada de professores, criando em suas aulas um ambiente própriopara que os alunos, através da prática, falem e reflitam sobre o saber fazermatemático.Palavras-chave:Ângulos. Geometria. Atividades

Texto completo: PDF