Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: INICIAÇÃO DA PESQUISA EM MATEMÁTICA
João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes, Monica Bertoni dos Santos

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e os resultados da disciplina intitulada "Iniciação à Pesquisa em Matemática" integrante da arquitetura curricular dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Empresarial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a nossa responsabilidade em 2011/1. Ao longo do semestre, foram trabalhados temas relacionados à  pesquisa acadêmica, estrutura da investigação científica: modalidades de pesquisa (qualitativa x quantitativa), etapas de uma pesquisa, ética na pesquisa, integridade, proteção e respeito ao participante de um estudo.  Foi realizada uma investigação em sala de aula em que os alunos receberem o convite para responderem um questionário, de forma anônima, contendo algumas questões para a elaboração do perfil da turma e uma escala sobre a opinião em relação à Matemática. Foi disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, um banco de dados com exemplos de artigos na área de Matemática, Educação Matemática, teoria social cognitiva e o ensino-aprendizagem da Matemática com considerações sobre as crenças de autoeficácias matemática. Os alunos realizaram análise crítica de artigos referentes à Educação Matemática e às tendências pedagógicas do ensino de Matemática, bem como a redação e apresentação de textos acadêmicos segundo as normas da ABNT. Nas disciplinas dos outros níveis do Curso, foi percebida a utilidade deste programa de ensino.

Palavras chaves: Pesquisa matemática. Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem.


Texto completo: PDF